segunda-feira, 5 de março de 2012

“Icebergs raiados” quase perdidos no meio dos e-mails.

email

Sempre recebo e-mails de diferentes conteúdos, vindos de todas as partes, mandados por amigos, que há anos fazem parte da minha vida.

Muitas mensagens acabam virado posts aqui no DoceDeni, outras são encaminhadas para os amigos mais íntimos, outras são arquivadas, outras deletadas

Faço o que todos nós fazemos, todos os dias, com a montoeira de mensagens recebidas: seleção! Detesto quando a caixa de e-mails fica cheia demais e eu perco o controle do que chega…

Um dia desses recebi algo muito curioso, mas acabou se misturando aos outros e-mails e só hoje reencontrei-o. Agora posso postar para compartilhar com vocês essa maravilha da natureza!

Apreciem sem moderação.

Icebergs Raiados

“Os icebergs da Antártida, às vezes, têm listras formadas pelas capas de neve que reagem a condições diferentes. Listras azuis frequentemente são criadas quando uma fenda na folha de gelo se enche com água líquida e não se congela rapidamente, ficando então borbulhas na forma.

Quando um iceberg cai no mar, uma capa de água salgada pode congelar-se no lado de baixo. Se essa capa tiver algas, isso pode formar uma franja verde.

Linhas marrons, negras e amarelas são causadas por sedimentos recolhidos, quando a lâmina de gelo move-se pelo movimento das águas do mar.”

ice1

ice2

ice3

“Na Antártida, uma onda foi congelada no ato! A água se congelou no momento que abriu passagem sobre o gelo. A água congelou no instante, devido o contato com o ar. A temperatura da água é alguns graus abaixo do ponto de congelamento.”

ice4

ice5

ice6

ice7

ice8

ice9

ice10

Lindo, não? Ainda bem que encontrei este e-mail…

(Enviado por minha amiga Eliana Mara)

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.