Tem um corte na imagem quando ele tira as duas primeiras peças do azulejo da caixa e acontece o mesmo corte quando ele vai colocar as duas primeiras peças na caixa novamente. Após o corte dá para ver que os quadradinhos não estão perfeitos, principalmente os do meio... Ou ele girou a peça ou trocou por outra
Olá! Eu também reparei no corte das imagens. Mas não é isso não. A solução é matemática. O Carlos A. Vasconcelos (abaixo) enviou o link com a explicação. Dá uma olhada lá! Abração e apareça sempre.
A explicação matemática consiste justamente na ilusão de que a peça é a mesma, quando na verdade ela é levemente diferente. Portanto, a solução é a mesma sim, Denise.
Concordo com vc. Apesar de todas as explicações matemáticas, estas não responderam a questão levantada por vc, portanto de nada adiantaram as "respostas" ao enigma!!!!
Na mudança de posição das figuras geométricas é formado igual números de azulejos só que com menores áreas cada um deles, e o espaço que o azulejo que fica de fora ocupava é distribuído nas juntas laterais da caixa de madeira com o retângulo de azulejos...É um bom truque de ilusão de ótica... Para dificultar observar o espaçamentos nas juntas, a filmagem é feita quase que a tangente em vez de cima para baixo...
Muito bom Denise , nem imagino como resolver isso .
ResponderExcluirO leitor Carlos A.Vasconcelos mandou o link com a explicação matemática. Olha lá. Impressionante como alguém bolou isso!!! Abraço.
ExcluirMuito bom Denise , nem imagino como resolver isso .
ResponderExcluirTem um corte na imagem quando ele tira as duas primeiras peças do azulejo da caixa e acontece o mesmo corte quando ele vai colocar as duas primeiras peças na caixa novamente.
ResponderExcluirApós o corte dá para ver que os quadradinhos não estão perfeitos, principalmente os do meio... Ou ele girou a peça ou trocou por outra
Olá! Eu também reparei no corte das imagens. Mas não é isso não. A solução é matemática. O Carlos A. Vasconcelos (abaixo) enviou o link com a explicação. Dá uma olhada lá! Abração e apareça sempre.
ExcluirA explicação matemática consiste justamente na ilusão de que a peça é a mesma, quando na verdade ela é levemente diferente. Portanto, a solução é a mesma sim, Denise.
ExcluirAs peças não se encaixam perfeitamente sobra um pedacinho de cada peca mundando a area total o que sobra é a soma de todos os pequenos pedaços
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_quadrado_perdido
Gostei! Mas ainda assim é empolgante, né? Muito bem bolado. Abração e obrigada pela dica!
ExcluirPra completar o que deixa mas legal ainda angulo, se fosse uma câmera de cima daria pra ver esse espaço, queria saber quem descobriu isso.
ExcluirE mesmo sabendo da explicação ainda não conseguiria fazer.
Nem eu, André! Muito bom!
ExcluirÉ o truque da barra de chocolate infinita que o Cid postou no blog Não Salvo, na páscoa
ResponderExcluire uma boa mágica
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=J7C2mGxxdtI
ResponderExcluirConcordo com vc. Apesar de todas as explicações matemáticas, estas não responderam a questão levantada por vc, portanto de nada adiantaram as "respostas" ao enigma!!!!
ResponderExcluirNa mudança de posição das figuras geométricas é formado igual números de azulejos só que com menores áreas cada um deles, e o espaço que o azulejo que fica de fora ocupava é distribuído nas juntas laterais da caixa de madeira com o retângulo de azulejos...É um bom truque de ilusão de ótica... Para dificultar observar o espaçamentos nas juntas, a filmagem é feita quase que a tangente em vez de cima para baixo...
ResponderExcluir