domingo, 11 de março de 2012

Você tem medo de ser feliz?

feliz na chuva

Conheço algumas pessoas bem diferentes – sexo, idade, profissão, nível sócio-cultural - mas que têm algo em comum: o medo de serem felizes!

Não, você não leu errado. Elas têm, sim, medo da felicidade e por isso fazem as piores opções para suas vidas, especialmente, em matéria de amor! Sempre afastam quem elas amam…

Todo mundo sabe que amar e viver esse amor implica em riscos. É uma verdadeira aventura! Mas, aqui entre nós, se não valesse a pena, tanta gente não se lançaria de cabeça, não é mesmo?

O amor é praticamente uma unanimidade. Menos para essas pessoas que desenvolveram uma espécie de fobia de amar! Não sou psicóloga e nem quero me intrometer nesta ciência. Mas sou vivida e tenho o hábito de observar o comportamento humano. Percebi que este se repete.

A pessoa se relaciona com outra e tudo vai bem. E quando tudo parece ir muito bem é aí que a coisa começa a ruir! Tem gente que não aguenta a pressão de ser feliz!

Pode parecer estranho, mas se dar e construir uma vida em comum assusta. A impressão que causa, em algumas pessoas, é que elas não são feitas para aquela vida tão perfeita… Parece que elas não cabem em uma vida assim, simplesmente, harmônica.

Então começam a arrumar desculpas. E não precisam de muitas. Logo pulam fora! Desistem. Deixam o outro com cara de quem não entendeu nada… Simplesmente porque não há o que entender. Aliás, há sim: eles eram felizes demais e a felicidade também pode sufocar!

Posso estar delirando… Mas permito-me o devaneio, pelos casos que conheci e outros, infelizmente, que vivenciei. Não há como estar totalmente errada…

Medo de quê? De viverem juntos? De dividirem a mesma cama? De repartirem as contas do mês? De frequentarem os mesmos bares e darem risadas e se molharem de chuva e tomarem alguns chopes para comemorar a vitória no futebol?

sozinha3

A vida a dois pode ser muito boa… Não sei porque teimam em afirmar que não é!

Pessoas podem ser felizes numa relação duradoura ou em qualquer relação estável. Pessoas podem ser felizes, apesar das diferenças. Basta que se permitam. Basta que queiram. Basta que invistam.

Vencer a fobia. Vencer o comodismo. Vencer o conformismo. Vencer os fantasmas do passado. Seguir a diante.

Não descarte quem está do seu lado, unicamente por medo de se dar por inteiro. Nada é definitivo.

Vale a pena experimentar!

sorrir

4 comentários:

  1. Impressão, cabeça, pressão, viver, basta, vida, definitivo, nada, passado, sentido, felicidade, sufoco, amor, ciência, comportamento, compromisso... E outras mais são palavras que definem meu comentário para este texto, mas não vou arrumá-las numa ordem correta nem conectá-las pelos conectivos que assim como os sentimentos unem e separam sem garantir eternidade as junções silábicas e humanas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outras palavras: falou, falou, falou e subiu no muro!!! Rsrs...

      Excluir
    2. Se o muro for uma lugar protegido dessas dores de amor é la que vou estar... rsrsrsrsrs sei q o dia que eu cair do muro vou me arrebentar todo, mas por enquanto o muro me mantem bem posicionado rsrssr.

      abraço colega...

      Excluir
  2. Muro não, por favor... Remete a coisas ruins, " Muro de Berlim", "Muro das lamentações", " Muro da desigualdade social"... Prefiro pontes... Grande partes da solidão, do suicídio, de uma vida de dor, é porque as pessoas constroem muros, ao invés de pontes!"

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.