terça-feira, 20 de março de 2012

Se arrependimento matasse...

arrependimento

Sempre acreditei e defendi a tese de que seria muito melhor se arrepender por algo que se fez, do que se arrepender de não ter feito! Pois bem, penso que preciso rever meus valores. Atualmente, percebo que o arrependimento é igualmente penoso. Sem diferenças.

Fiz. Sabia que não ia dar certo, mas fiz. E agora me arrependi. Não tem mais jeito de corrigir o erro. E preciso conviver com o caminho que optei. Teria sido melhor se não tivesse feito e tivesse me arrependido por não ter feito… Irônico! Mas, pelo menos, estaria vivendo como antes, sem ter que pagar o alto ônus pelo caminho que escolhi.

É essa a diferença. Quando se opta em fazer para, talvez, se arrepender depois, há o custo a ser pago, que pode ser muito alto! Quando não se faz, pode-se arrepender, mas não há o que se pagar…

Não sei se estou sendo clara… Mas, pela primeira vez, está tudo muito nítido para mim. Fazer, correndo o risco de se arrepender por ter feito, é uma tese pra lá de perigosa!  Minha avó sempre dizia que “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”… Talvez seja esse o caso.

Prudência. Pensar vinte vezes antes de fazer. Dez é muito pouco. Se houver qualquer risco, desista. Pondere mais um pouco. Meça as implicações e o alcance das consequências. Reflita sobre os que serão envolvidos.

A gente erra. Faz e erra. E passa as vinte e quatro horas do dia pensando em como reverter a situação que foi criada… Só que nem sempre é possível.

Arrependimento na certa!

Quanto a mim, queria voltar no tempo, tal como num filme da Disney, só para fazer diferente… Ainda que me arrependesse por não ter feito.

Pelo menos estaria livre!

BR 101

3 comentários:

  1. Nunca tive como regra de minha vida nunca me arrepender, mas procuro sempre não ficar olhando para trás. O arrependimento é um terrível desperdício de energia; você não pode construir sobre ele, e ele é bom apenas para se ficar revolvendo ou "remoendo" como diria minha mãe! Arrepender sim, mas que seja só uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã, o que está feito, está feito. Já ouviste que não é possível voltar e fazer um novo começo, mas que é possível começar agora e fazer um novo final? Pois é... O remorso não cria, não acrescenta, não edifica. A culpa só nos paralisa e nos tira a possibilidade de trabalhar. Matou alguém? Trabalhe em um hospital salvando vidas, como voluntária. Arrancou uma árvore? Plante dez. O amor cobre uma multidão de equívocos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas palavras de conforto. O que fiz parece banal, perto das suas opções, apenas comprei um apartamento... Para mim está sendo um suplício. Minha vida mudou completamente!!!! Mas como vc mesmo disse, o que está feito, está feito. Valeu.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.