sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio. Quem não cresceu com ele?

retro-tv

E a Tv em cores tinha chegado ao Brasil. A gente ainda era criança.

Lá em casa ainda não havia. Custava caro, acima das nossas posses. O jeito era assistir ao Fantástico, um dos primeiros programas com transmissão em cores, pela Rede Globo, na casa da minha avó Dora.

fantastico

A TV era grande e novíssima. Eu e Simone ficávamos hipnotizadas com a possibilidade de ver as imagens coloridas na tela! Parecia mágica! Até bem pouco tempo antes, só era possível assistir em diferentes tons de cinza... Entre o branco e o preto.

Era realmente FANTÁSTICO

chico-anysio30anos

E lá estava Chico Anysio fazendo parte da programação! Tinha um quadro semanal de humor, que era o nosso favorito. Esperávamos por ele para dormir em seguida. Antes, nunca! Ainda que estivéssemos caindo de sono…

Nem tudo a gente entendia. Afinal, a inocência de criança daquela época era diferente das de hoje em dia… Mas a avó estava ali mesmo para explicar. Me lembro, certa vez, de ter perguntado para ela:

- Vó, o que é ser virgem?

Sem nenhum embaraço aparente, ela me respondeu que ser virgem era não ter tido nenhuma intimidade com seu namorado, com a pessoa que se ama. Ter um namoro respeitoso.

Para mim, aquela resposta foi suficiente. Embora o conceito de intimidade não estivesse suficientemente claro… Mas para uma criança já estava bom. Minha avó sempre foi sábia. Dizia tudo que a gente perguntava. Falava a verdade. Porém não dizia nada além do necessário…

Era respeito pela nossa infância! Crescer tinha tempo certo. Nada de colocar a carroça na frente do boi, como ela mesmo dizia…

Mas Chico Anysio dizia da vida e fazia a gente rir! E a família ria em conjunto. E conversava sobre as coisas da vida…

Dele surgiam tantos personagens que nos acompanharam por anos a fio. Agora serão apenas doces lembranças, como as que trago da família.

professor raimundo

Chico Anysio não está mais entre nós. Morreu nesta tarde, de sexta-feira, no Rio de Janeiro. O ator sofreu duas paradas cardíacas e falência múltipla dos órgãos. Não resistiu.

O Brasil perdeu um pouco da sua graça!

Agora, a TV colorida já está em quase todas as casas brasileiras. O Fantástico ainda está no ar, nos seus quase quarenta anos… Mas Chico Anysio brilhará no céu, como mais uma, e merecidíssima, estrela!!!

Saudades deste grande mestre na arte de fazer sorrir!

Chico e Amigos

Vale a pena assistir de novo! Chico no Programa do Jô.

‎"Eu não tenho medo de morrer. Eu tenho pena..."

(Chico Anysio, 1931-2012)

4 comentários:

  1. O ciclo se fecha para todo, o que fica são as boas lembranças. Que ele descanse em paz.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste. Mostrei alguns programas que falavam sobre ele para minha filha enquanto pensava: não é só a história da TV que está ali. A história do Brasil também!

    Rita Alves

    ResponderExcluir
  3. Minha tristeza foi por vários motivos:
    1. Ele lembrava muito meu pai que se foi ha 19 anos, e quando criança via meu pai vendo ele e rindo de seus personagens, aprendi a amar o Chico por conta do meu pai.
    2.Depois que aprendi a ama-lo, me tornei uma fã, e passei a amar cada personagem que ele deu vida.
    3. Com a partida de Chico ficamos sem seus maravilhosos personagens, fazendo a minha tristeza ser dobrada, porque não choro só pelo Chico, mais por não ver mais Painho, Salomé,Divino, Prof. Raimundo,e o que me fazia chorar de rir, Alberto roberto. Como ja disseram "O riso perdeu a graça, Chico se foi :(

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a morte não existe,houve apenas uma mudanca de plano.Com certeza onde estiver fara muita gente feliz,com suas tiradas inteligentes e sabias.A vida e uma passagem onde temos que fazer o melhor ,Chico soube fazer como ninguem.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.