(Saint Joseph with the Infant Jesus, Guido Reni, 1635)
Hoje é o Dia de São José, segundo a tradição católica e anglicana.
Na minha opinião, deveria ser o Dia do Padrasto. Afinal, segundo nos ensina a Bíblia, José foi o pai que Jesus, Filho de Deus, teve aqui na Terra! Tal e qual um pai de verdade: criou, acompanhou, cuidou, sustentou… Seria justíssima a homenagem!
Hoje em dia a figura do padrasto assumindo o papel do pai ou dividindo a responsabilidade da criação, com o pai de verdade, se tornou bastante comum. Tempos modernos. A separação e o divórcio deram uma nova dinâmica aos núcleos familiares. A sociedade mudou.
Acredito que já está na hora de se pensar no Dia de São José, como o Dia do Padrasto! Ou o próprio Dia do Pai, em substituição ao segundo domingo de agosto, como é em Portugal, na Espanha, na Itália e na Bélgica.
Pelo menos teríamos uma data com algum fundamento histórico-religioso e não somente de cunho comercial, como é hoje.
Pois o que realmente importa é fortalecer os laços familiares e solidificar as relações de carinho e respeito, que devem existir entre pais e filhos. Presentes são bem-vindos, mas não são essenciais…
Aproveito e rogo à São José, no seu dia, que toque o coração daqueles que colocaram filhos no mundo, mas que não agem como verdadeiros pais. Que o exemplo de José os transformem em homens de verdade e que assumam o seu papel, tão importante, na vida e no coração de seus filhos!!!
Nesses casos, insubstituíveis.
Oração à São José
Oh! Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão!
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.
Amém.
Eu e o meu padrasto Jorge, que sempre foi um paizão! Parabéns pelo seu dia, que eu inventei!
Infelizmente já não tenho pai.
ResponderExcluirEspero que todos os pais tenham tido dias fantásticos.
Beijinhos