quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os melhores venceram!

voto

Hoje foi dia de votar, nas escolas de Vitória.

Eu votei duas vezes: na escola do turno da manhã e na escola do turno da tarde. Como tenho duas cadeiras efetivas, em escolas diferentes, tive direito de expressar minha vontade, nas duas unidades de ensino. Ainda bem. Não abro mão deste direito político.

Tenho certeza que ajudei a escolher as duas melhores candidatas. Ambas venceram o pleito: Lílian Alves, pela EMEF “Professor João Bandeira” e Rosalba Tovar, pela EMEF “Maria Leonor Pereira da Silva”. No fundo, os vencedores somos todos nós, que fazemos parte da comunidade escolar, que teremos a liderança de diretoras éticas, competentes, responsáveis e comprometidas com uma Educação de qualidade.

Nesse sentido, destaco também as vitórias de Maurício Vilela, pela EMEF “Padre Anchieta” e Cláudio Fernandes, pela EMEF “Otto Ewald Júnior”. Com certeza, nessas escolas a comunidade também demonstrou que soube aproveitar a oportunidade e eleger os melhores candidatos. Parabéns especialmente aos alunos, pois foram eles os responsáveis diretos pelo maior número de votos válidos.

Eleger o diretor é um ato político muito importante. Determina qual o futuro que aquela unidade de ensino terá nos próximos anos. Por mais colegiada que seja sua administração, partilhada com o Conselho de Escola (instituição representativa com membros dos diferentes segmentos), diretamente democratizada com o corpo técnico administrativo, professores, alunos, famílias, enfim, toda a comunidade escolar, a função do diretor é, essencialmente, de liderança. Cabe a ele encabeçar o grupo, direcionar as ações, incrementar as mudanças.

escola

Um bom gestor é capaz de levar sua escola ao sucesso, no somatório do esforço de todos! Delegar funções, coordenar o grupo, estimular ações, deixar aflorar os talentos. Tudo isso é apenas uma pequena parte do que deve fazer um bom diretor.

Vitória está em festa. Vivenciamos algo muito próximo da democracia. Não devemos esquecer que ainda é preciso rever este processo eleitoral, que está aquém das nossas necessidades. Ainda é injusto não dar voz aos segmentos separadamente, através do voto paritário. Quem sabe nas próximas eleições, daqui a três anos! Lutemos por isso!

Por enquanto, comemoremos a vitória das pessoas de bem que venceram nas urnas, com honestidade, sem subterfúgios, sem apelações, sem choro e sem vela.

Estou sim, particularmente feliz, por ter amigos eleitos para este cargo tão importante! E, mais ainda, por ter o meu amor entre eles. Deste já coloco-me inteiramente à disposição de todos, pois o meu trabalho sempre foi, e sempre será, comprometido com a construção de um mundo melhor, mais justo e menos desigual. Sou parceira fiel da causa da Educação para todos, assim como eles!

Parabéns, Lílian!

Parabéns, Rosalba!

Parabéns, Cláudio!

Parabéns, Maurício!

desenho_escola1

3 comentários:

  1. Parabéns ao nosso camarada Maurício Vilela por mais essa vitória!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Denise...Obrigada por sua confiança e por acreditar em meu trabalho,comprometo-me a exercer a função de diretora:com responsabilidade,dedicação e acima de tudo muita ética beijos - Lilian

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Denise!
    Uma vitória não é mérito isolado de uma pessoa. A Eleição da EMEF MLPS prova que realmente "uma andorinha só não faz nenhuma estação"... várias andorinhas aguentam todas as intempéries do tempo.
    Beijão

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.