quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

pescadores1

A história.

“No dia 16 de outubro de 1717, pescadores da vila de Guaratinguetá, na antiga Capitania de São Vicente, colocaram suas canoas no velho rio Paraíba com a finalidade de garantir o prato principal do banquete, que seria servido no dia seguinte, ao novo governador, o conde de Assumar. Depois de passarem o dia puxando para os barcos redes vazias, os pescadores foram desistindo um a um, restando apenas uma canoa com Domingos Alves Garcia, seu filho, João Alves, e seu cunhado, Felipe Cardoso. Os três resolveram tentar mais um pouco e, numa das redes recolheram uma pequena imagem sem cabeça. Jogaram a rede novamente, e trouxeram o que restava da estatueta. Os pescadores embrulharam as duas peças cuidadosamente e decidiram jogar uma última rede. Desta vez, recolheram muitos peixes. E continuaram a pescaria até o barco quase afundar. Os três pescadores voltaram para suas casas com a imagem e os bolsos cheios pela venda dos peixes.

A estátua da Nossa Senhora “Aparecida” foi colada com cera e colocada num altar de família, em agradecimento ao milagre dos peixes. Durante os vinte e oito anos seguintes, a imagem da santa peregrinou por várias casas da família. Virou referência para outros moradores da Vila, que acorriam à casa do pescador e de seus familiares sempre que queriam pedir algo para a santa ou pagar uma promessa. Em 1745, a imagem foi levada ao altar de uma igreja construída no alto do Morro dos Coqueiros, conhecida hoje como Basílica Velha. Ali ela atraiu milhares de fiéis de todo o país, incluindo a Princesa Isabel, que em 1888, durante sua segunda visita à basílica, deixou como ex-voto a coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis que cobre a cabeça da santa até hoje.”

A padroeira.

estátua de nossa sra aparecida
A estátua de Nossa Senhora Aparecida, com a coroa dada pela Princesa Isabel.

“A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida pesa 2,765 kg e mede 39 cm com o pedestal de prata. É feita de terracota, material que adquiriu uma cor castanho-dourada depois de ficar anos no leito do rio. Como um dos primeiros milagres da Nossa Senhora Aparecida foi a libertação de um escravo acorrentado, a cor da estátua passou a ser interpretada como um vínculo simbólico da mistura racial brasileira. Pela análise do material original e do estilo de modelagem, especialistas acreditam que a estátua é seiscentista, oriunda de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, onde vivia o monge beneditino e escultor Frei Agostinho de Jesus. A autoria, no entanto, não foi confirmada.” (http://pessoas.hsw.uol.com.br/padroeira-do-brasil.htm)

Santuario-Nacional-de-Nossa-Senhora-da-Conceicao-Aparecida

(Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Brasil) 

Maria, que recebe tantos nomes, tantos títulos, é uma só: a mãe de Jesus e de todos nós – a Nossa Senhora!!!

Toda mulher tem um pouco da força de Maria. Toda mulher que diz SIM para a vida, que é uma guerreira ao lado dos filhos, uma companheira presente ao lado de quem precisar…

Ainda que não haja fé. Ainda que nem haja reconhecimento. Maria gerou Jesus Cristo e, só por isso, já merece nosso respeito.

Para mim, é a minha grande força motriz. É o seu exemplo de mãe e mulher, que eu persigo, em todos os dias de minha vida. É a minha grande afinidade com o que está no céu. E, posso garantir, que por Nossa Senhora, minha fé não é das pequenas! Sou devota fervorosa.

Doze de outubro é o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil..

Oração

Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente!
Tende compaixão do vosso povo!
Socorrei os pobres!
Consolai os aflitos!
Iluminai os que não têm fé!
Convertei os pecadores!
Curai os nossos enfermos!
Protegei as criancinhas!
Lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores!
Guiai a mocidade!
Guardai nossas famílias!
Visitais os encarcerados!
Norteai os navegantes!
Ajudai os operários!
Orientai o nosso Clero!
Assisti os nossos bispos!
Conservai o Santo Padre!
Defendei a Santa Igreja!
Esclarecei o nosso Governo!
Ouvi os que estão presentes!
Não vos esqueçais dos ausentes!
Paz ao nosso povo!
Tranqüilidade para a nossa terra!
Prosperidade para o Brasil!
Salvação a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama!
Salve, Rainha!
Amém!

especies-de-orquideas-brasileiras

Um comentário:

  1. "Sou caipira, Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida, Ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida" - trecho da música Romaria da Elis Regina. Que tenho lembrança, a minha devoçao a Nossa Senhora Aparecida começou com essa música. E também com a ajuda da avó Palmira, que do modo simples dela, ensinou-me a ter fé, e a ser quem hoje sou. Eu me lembro, que tudo o que eu achava errado, ela dizia para eu contar para "Santinha". Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que ela mantinha sobre o guarda-roupas. Eu deveria ter uns 2 ou 3 anos na época, e eu acreditava realmente que ela me escutava. E escutava mesmo. Fé de criança é pura e creceu comigo essa fé.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.