sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro.

“Vi um livro no lixo e arrepiei-me pensando que há livros que nascem mortos. Pode-se viver sem ler ? Quem não lê não entra no rio da história e quem lê é como o mar onde desaguam muitos rios. Comprar um livro é sempre como a primeira vez, como quem marca um encontro para receber uma confidência. Uma casa sem livros está desabitada, é uma pensão... Os livros são janelas. Hoje vou abrir uma delas.”
(Padre Vasco Pinto de Magalhães, in "Não Há Soluções, Há Caminhos")

livro1

Hoje é o Dia Nacional do Livro, porque foi no dia vinte e nove de outubro de mil, oitocentos e dez, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando  foi então fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Com a vinda da Família Real para o Brasil, também foi fundada a Imprensa Régia e os livros passaram a ser editados aqui. O primeiro livro editado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. “Do ponto de vista cultural, o Brasil também saiu ganhando com algumas medidas tomadas por D. João.” (http://www.suapesquisa.com)

De tudo que sou, muito veio dos livros que li, disso tenho certeza! Desde pequena aprendi a amá-los e a estabelecer com eles um vínculo forte. Não sou ninguém sem meus livros…

Comemore o Dia do Livro lendo, presenteando alguém com um, ou escrevendo sobre eles. Divulgue aqui, sem medo de ser feliz… Os livros são registros. Faça o mesmo com os seus pensamentos e sentimentos! A posteridade agradece.

Livros

“Sozinha não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas e fazer muitas ondulações.” (Madre Teresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.