segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Educação para o trânsito.

TRANSITO6

Hoje conheci Ana Bernardes, uma gaúcha, que trabalha no Detran do RS. Veio à trabalho, ao Espírito Santo, para capacitar os professores, da Rede Municipal de Vitória, sobre o tema Educação para o Trânsito.

Sabe aquelas tardes que você nem vê o tempo passar? Hoje foi uma delas… Quando vimos já estava na hora de ir, o que realmente foi uma pena. Ninguém levantou, ninguém saiu antes da hora, ninguém cochilou. Ana conseguiu cem porcento de atenção, o tempo todo.

Falar de trânsito é falar de vida. Da vida da gente! Mexe com as nossas experiências, com os nossos valores e nossas expectativas. E foi assim que transcorreu o curso, num diálogo reflexivo, e ao mesmo tempo, angustiado. O que podemos fazer para ajudarmos a construir um trânsito mais humano? Como nós, professores, podemos ajudar, já que somos agentes, privilegiadamente, de formação social?

O que se aprende na escola deve ser levado para a vida, de forma útil e eficaz. Conteúdos escolares não são apenas as informações repassadas, mas as atitudes, as habilidades e os valores, que resultam nas convicções perante a vida! São essas convicções que podem levar a um trânsito mais humano, onde o respeito mútuo e a cooperação são princípios fundamentais. Gentileza gera gentileza. Especialmente no trânsito isso pode significar a diferença entre o viver ou o morrer…

Não basta brincar de carrinho, fingir que dirige, reconhecer as placas e os sinais. Trânsito é muito mais do que isso. É aí que nós, professores, temos um papel fundamental: na formação de valores, no incentivo daqueles que nossa sociedade está tão carente, como: tolerância, igualdade, equilíbrio pessoal, liberdade, justiça, responsabilidade, colaboração, amizade,  solidariedade e tantos outros mais.

Você pode aumentar esta lista. Faça a sua parte.

Vamos todos, desde já, começarmos essa campanha por um trânsito melhor, mais seguro e mais humano. Desse jeito, estaremos juntos trabalhando pela VIDA! Toda sociedade agradece.

Obrigada, Ana Bernardes, por deixar essa sementinha na nossa terra boa.

TRANSITO

Os vídeos, abaixo, foram gravados por mim e Maurício, em nossas viagens pelo estado.

Apenas para dar uma pequena amostra dos perigos das estradas capixabas.

www.demilpelobrasil.blogspot.com

 

www.demilpelobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.