quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dicas para as crianças se alimentarem mais e melhor.

sua dieta

“Você sabe tudo o que seu filho deve comer para crescer saudável, mas ele está sempre fugindo das refeições e continua insistindo em comer alimentos pobres nutricionalmente? Confira algumas dicas simples preparadas pelo nutricionista Daniel Chreem para fazer seu filho comer mais e melhor.

1 - Ornamente os pratos.
Crianças são motivadas pelo visual. Monte pratos coloridos e atraentes. Brinque com os alimentos e “desenhe” com os legumes. Uma boa dica é tentar montar os pratos com 5 cores diferentes: verde (brócolis, espinafre, azeitonas, abobrinha etc); vermelho (Tomate, morango, pimentão, cerejas, etc); laranja/amarelo (milho, batatas, cenoura, abóbora, pêssego, etc); branco (arroz, palmito, aipim alho-poró, couve-flor, etc); e roxo (beterraba, alface roxa, framboesa, repolho roxo, mirtillo, etc).

2 - O segredo está no sabor.
Condimentar os legumes e verduras é a grande saída para atrair nossas crianças. Use especiarias variadas como canela, noz moscada, cravo ou até mesmo o sumo das frutas para produzir sabores doces, ao invés do açúcar refinado livre. Para refeições regulares, acrescente coentro, salsinha, cebolinha, alho, gengibre, alecrim, manjericão, orégano, cominho, páprica e etc.

3 – Envolva-o no preparo.
Quando as crianças participam da montagem do cardápio, se sentem importantes. Passe funções simples e divertidas para o seu filho. Uma boa dica é envolvê-lo em tarefas seguras como marcar no relógio o tempo de forno, ajudar a espremer frutas, lavar as verduras, salpicar canela em frutas, etc.

4 - Passeie na feira e supermercado.
É importante que as crianças conheçam a forma, o tamanho, o aroma, a cor e o tato dos alimentos antes de sua forma já preparada. Trazer o contato da origem destes insumos gera curiosidade e desejo aos pequeninos.

5 – Crie regras.
Ser taxativo com crianças nem sempre é sinal de sucesso. Ao invés de proibir, evitar ou controlar, elas devem entender que frituras e guloseimas poderão ser consumidas em ocasiões especiais como festas e eventos. Porém, ela precisa saber que, diariamente, sua alimentação será bastante colorida e rica em nutrientes para que ela cresça adequadamente.”

(http://suadieta.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.