quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O calor do Rio.

266x220-20101218101418-calor

Não é novidade para ninguém, que o Rio de Janeiro é muito quente, nesta época do ano. O verão carioca é de arrepiar…

Quando eu morava no Méier, lembro das noites mal dormidas, me revirando no colchão. Não tinha posição pra dormir. A temperatura deveria estar nas alturas. Andar na rua sob o sol de rachar então! Trabalhei em Bonsucesso. O termômetro digital marcava 44 graus… Praticamente insuportável.

Mas não é só esse calor que o Rio tem. O calor humano do carioca é inigualável. Receptivo. Agradável. Amigo. Acolhedor. Você não precisa avisar, telefonar com antecedência. Em casa de carioca é só tocar a campainha e ir abrindo o portão. Vai entrando, se sentindo à vontade, abrindo a geladeira. Não espere ser convidado. Apresente-se. Nada demais. Ninguém repara. É assim que fui criada. Ah, e como sinto falta!

Esses três dias que passei por lá foram muito bem-vindos, neste fim de férias. Não foi uma viagem planejada. Meu filho precisou ir, por motivos particulares, e me ofereceu a carona. Não titubeei. Foi só arrumar a pequena mala e pronto! Estrada…

Janeiro no Rio de Janeiro é igual a calor intenso. Dias e noites quentes. Sol que parece ter mais raios, do que em outros lugares. Mas nada disso me incomodou. Foi uma rápida viagem espetacular. Cheguei, toquei a campainha, entrei. É assim que, lá, as coisas funcionam. Ainda bem!

Respirei o ar aquecido, poluído e revigorante. Estou renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.