sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Brasil, Dilma Rousseff.

Não pude evitar. A lágrima rolou pelo meu rosto. Um soluço acompanhou-a e eu chorei! Choro da mais profunda emoção. Felicidade explícita. Orgulho. Satisfação. Sei lá. Só sei que foi forte. Veio lá do fundo. Dezenas, centenas de anos, tratadas como cidadãs de segunda categoria, hoje, chegamos ao mais alto posto político do país. Dilma somos todas nós, mulheres brasileiras! A vontade de milhões de brasileiras e brasileiros revelada no voto direto, expressão maior da democracia, fez tomar posse, como presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
Dilma lutou e venceu. Processo eleitoral tão diferente de todos os outros. Foi uma verdadeira batalha. Coisas do arco da velha apareceram na única intenção de não permitir que uma mulher pudesse vencer. Discursos do tipo "tanto faz homem ou mulher" na presidência eram ditos, logicamente, por aqueles que estavam ao lado do único homem na disputa. Fazia sim toda a diferença. E fez. Nunca em tempo algum uma mulher tinha chegado tão longe... A “sociedade” não poderia arriscar. Novamente, ainda que velado, o preconceito emergia nos discursos, durante a campanha. E eu sofri. Sofri por ela e sofri diretamente. Pessoas do meu convívio diziam coisas impublicáveis, faziam comparações injustas, e mais que tudo, calúnias e calúnias. A história foi distorcida. O medo foi insuflado, mais uma vez. Líderes religiosos indicavam caminhos de acordo com suas próprias verdades. Foi assim. Você viveu tudo isso. Não importa em que lado estava. A batalha foi campal. Discuti com pessoas com quem não tenho intimidade. Discuti com grandes amigos. Mas eu comprei sim essa briga. Eu, como  mulher, lutadora, politizada, não poderia subir no muro, nessa hora. Seria fatal. Se eu tive os olhos abertos, não poderia fugir da missão de descortinar os olhos alheios. Era preciso agir.


E vencemos. A mulher Dilma venceu. Nós todas vencemos também. Sabemos que há poucas dezenas de anos, nem podíamos votar… Tanto foi conquistado. Nada nos foi dado. Se hoje Dilma tomou posse é porque ela teve coragem, durante toda sua vida. É chamada, por alguns, de “terrorista” (tão injustamente), porque lutou contra a Ditadura. Defendeu o Brasil de seus "invasores". Geração de fibra. Que orgulho tenho desses sessentões! Que orgulho de ter ajudado a marcar o nosso lugar na história, mulheres brasileiras!


Hoje eu chorei. Emoção maior. Só quem sabe o valor de uma vitória, quando a disputa é dura e, até mesmo, injusta, pode entender o que sinto! Perdoe-me, amigos e amigas, com quem duelei durante a campanha. Era preciso. O Brasil precisava de mim. O momento era único e oportuno.
Nunca uma mulher se vestiu tão linda para uma festa: roupa de cor pérola enfeitada com a faixa verde-amarela presidencial! Parabéns, Dilma Rousseff! Parabéns, mulheres brasileiras! Nossos caminhos nunca mais serão traçados como antes. Nossas lutas nunca foram e jamais serão em vão. Continuemos então!!! Estamos vivas.


FELIZ ANO NOVO, BRASIL!!!

mulheres comunistas(Mulheres do Partido Político PC do B, de Vila Velha, ES. A vitória de Dilma também é um pouco nossa! Eu e as camaradas Maristela, Renata, Janice (Presidenta Municipal) e Simone).

4 comentários:

  1. Me sinto orgulhosa por voce Denise, continue assim bjos da prima distante.

    ResponderExcluir
  2. MEUS PARABÉNS!!!!!VC É UMA MULHER E TANTO(GUERREIRA)...NUNCA PERCA ESSA FIBRA.BJÃO GDE.

    ResponderExcluir
  3. "Em condições de poder, a mulher deixa de ser vista como objeto frágil e isso é imperdoável. Aí começa a história da mulher dura. É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos e frágeis."
    Dilma Rousseff - Ministra da Casa Civil

    Lembrei de você vendo a posse da Dilma, alguma coisa dentro de mim dizia: "Tem muito da Denise ali!" Ok, esta certo que votei na Marina Silva no primeiro turno, mas no segundo fiz campanha pra Dilma. A vitória dela é uma vitória de todos os brasileiros, mas com um gostinho especial para as brasileiras, sem sombras de dúvidas! Parabéns, mulheres sexo nada frágil!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga DENISE!!! Somos amigas virtuais, somos militantes da esquerda...professoras...embor
    a morando longe, parece que somos vizinhas....

    Lendo o texto...me encontrei em todas as palavras, linhas e entrelinhas...me emocionei, chorei...de alegria. Foi a coroação de muita luta, por onde andei...pela internet...Participei ativamente do processo eleitoral visitando os diversos bairros de minha cidade, conversando com as pessoas, esclarecendo as mentiras, calúnias que foram feitas por pessoas maldosas. Me emocionei, várias vezes, ao ouvir de pessoas humildes.. que agora tem comida na mesa, podem comprar móveis...comer carne...Um abraço do tamanho do meu amado Rio Grande do Sul a você querida amiga!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.