segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Regência (Linhares) e companhia.

Linhares é o maior município do estado do Espírito Santo, distante cento e trinta e cinco quilômetros da capital, rumo ao norte. Possui um extenso litoral, com praias lindas, de águas mornas. Um convite para quem gosta de reunir beleza e tranquilidade!

Além do mar, a presença do Rio Doce, seus afluentes e subafluentes, associados a um relevo de planície, resultou em numerosas lagoas de grandes dimensões. Um atrativo para os turistas, que contam com aeroporto e uma estrada federal: a BR-101.

Também é possível chegar a Linhares por estradas estaduais, ainda não totalmente pavimentadas, partindo de Vitória. Foi esta rota que fizemos, ontem, num passeio de domingo de sol. Uma aventura diferente e muito legal.

Saímos de Vila Velha, bem cedinho ainda. Passamos pela Terceira Ponte, atravessamos a capital e o município da Serra, sempre pelo litoral (praias de Jacaraípe e Nova Almeida). Depois os municípios de Fundão (Praia Grande)  e Aracruz (Santa Cruz e Barra do Sahy), até chegar em Regência, já localidade de Linhares.

Curso São Gabriel Julho2011 034

Curso São Gabriel Julho2011 038

Curso São Gabriel Julho2011 065

Em Regência está localizado, um dos pólos do Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas da região. Uma visita encantadora! Vale a pena sacolejar por quilômetros na estrada de chão!

Curso São Gabriel Julho2011 070

Curso São Gabriel Julho2011 072

Curso São Gabriel Julho2011 076

As tartarugas gigantes criadas nos tanques são muito simpáticas. A impressão que dá é que elas adoram as visitas. Quando a gente chega, logo aparece um monitor e nos acompanha, explicando tudo e esclarecendo dúvidas. Recomendo a visita ao projeto! As crianças, especialmente, irão adorar!!!

Curso São Gabriel Julho2011 078

Chegar ao centro de Regência parece uma viagem de volta ao passado. Tudo muito simples e rústico. Lá existe um museu com informações da história do lugar. Destaque para a saga do Caboclo Bernardo, que com um gesto heróico, salvou dezenas de pessoas de um naufrágio, no final do século XIX, das águas turbulentas da região.

Curso São Gabriel Julho2011 114

Curso São Gabriel Julho2011 092

Em frente do museu, foi colocado o antigo farol, que agora adorna a praça, enquanto um outro mais moderno, e mais sem graça, cumpre o papel da orientação das embarcações.

Curso São Gabriel Julho2011 089

Regência é a praia dos surfistas. Atrai a galera que gosta de deslizar nas ondas fortes e tubulares, pois é lá que acontece o encontro das águas do mar com as do Rio Doce. Suas águas profundas favorece também a pesca.

Linhares é mesmo um grande município. A área urbana é ampla. Ruas largas, planas, com leve ondulações. Tudo organizado e bem estruturado. Você, com certeza, não se perderia por lá. E comeria bem…

Nós almoçamos num restaurante central, self-service, de comida variada e bem gostosa, com direito à sobremesa grátis: mousse de maracujá ou pavê de chocolate.

Depois de tantos passeios, chegou a hora de voltar.

Retornamos pela BR-101, apenas com uma parada, para um lanchinho.

Curso São Gabriel Julho2011 126

O lugar é ótimo. Os donos investem na qualidade. É notório. Sempre que passamos por lá é nossa parada obrigatória. Preços justos, tudo gostoso e produtos variados. Inclusive com opções para diabéticos. Há muita coisa diet! Sempre reparo nesse detalhe, que para nossa família faz muita diferença.

Curso São Gabriel Julho2011 120

Curso São Gabriel Julho2011 121

Há parquinho para as crianças, “fazendinha” com animais, espaço para descanso com cadeiras de balanço e muito mais, num ambiente bem rústico e aconchegante. Inclusive espaço próprio para colocação dos animais que estão viajando também. Uma parada que recomendo. Fica no município de Aracruz, à beira da estrada.

Curso São Gabriel Julho2011 117

Enfim, um domingo diferente, longe da cidade grande, ao lado de boas companhias, em lugares belíssimos!

Reclamar da vida seria até injusto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.