domingo, 18 de setembro de 2011

Antipatia.

Edna_Mode

Muito mais fácil entender os bons sentimentos. Aquecem a alma, enchem o peito de alegria, explodem num sorrisão de corpo inteiro. Quem não quer?

Mas quando menos se espera, aparece alguém por quem você eriça os pelos, tal com um gato em posição de ameaça, sem motivo aparente? A resposta é A n t i p a t i a.

Um mal estar toma conta da gente e a vontade imediata é de se afastar rapidamente. A pessoa provoca esta reação com sua presença perturbadora.

Seja intencional ou não, lidar com esse sentimento é bastante desagradável. Na maioria das vezes, ele não é compartilhado. Ele é só sentido por você.  E fica até difícil disfarçar!

A antipatia pode estar ligada a um conjunto de coisas observáveis, que julgamos não apreciar numa pessoa, como por exemplo: uma certa arrogância, prepotência, maneirismos ao falar, afetação, gestos artificiais ou exagerados, timidez excessiva, entre outros aspectos. Pode estar ligada ao que ela costuma falar, os valores que prioriza, as verdades que defente. Ou pode simplesmente ser uma antipatia absolutamente gratuita. De todas as formas, a vontade é a mesma: sair de perto!!!

Entretanto o convívio social estabelece certas regras que devem ser cumpridas, para o bem de todos. E até para o nosso próprio bem, temos que aprender a segurar a onda, nessa situação. Ainda que o sorriso seja amarelo, coloque-o no rosto. Mas, definitivamente, não seja falso. Não converse mais que o necessário.

Afinal, sentimentos de antipatia podem ser uma repugnância instintiva. E é bem inteligente ouvir nossos instintos! Coisa de preservação! Não se culpe. Quem sabe é o seu sexto sentido agindo para lhe proteger?

Mantenha a linha, mas também a distância. Precaução.

E é, também, por isso que prefiro os cachorros.

cat-dog-emotions-e1311860477869

Um comentário:

  1. Interessante, sei nao as vezes sinto ela bem de perto... mas busco sempre dar um contorno ...

    bjos

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.