sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Memórias de uma secretária.

secretaria-300x275

Acho que já fiz um bocado de coisa nessa vida. Privilégio daqueles que estão no mundo há mais tempo e que sempre tiveram que batalhar pelo pão de cada dia.

Mas, acreditem, também já fui secretária de uma grande empresa, aqui do Espírito Santo. Por ser grande, ramificou sua área de atuação, para além da exportação do café e, por algum tempo, mantiveram uma Caderneta de Poupança e um Banco de Crédito Imobiliário. Não deu certo, fecharam essas duas empresas, mas durante sua existência, nos anos oitenta, trabalhei por dez meses, como secretária lá.

Eu era bem nova, recém-chegada do Rio de Janeiro, matrícula trancada na faculdade de Comunicação Social (UFRJ), com o curso de inglês completo pelo IBEU e o de datilografia pelo TED. Tudo isso, na teoria, me gabaritava para o cargo. Só esqueceram de avisar para a chefe do meu setor! Ela nunca apostou em mim. Nunca valorizou o meu trabalho!

Para esta senhora, bastava que eu encontrasse processos, arquivasse documentos, encaminhasse memorandos, atendesse e repassasse telefonemas.  E de vez em quando, fosse nas Lojas Americanas para fazer-lhe um favor particular qualquer, como a compra de uma tinta de cabelo ou um presentinho para o filho levar numa festinha de aniversário da escola!…

Quando ela levava fotos suas, ou de sua família, mostrava a todos do setor, menos para mim! Fazia diferença mesmo. E nem se incomodava. Não tinha escrúpulos. E nem feeling para julgar pessoas. Tinha nas mãos uma menina começando a vida, cheia de gás, e já bastante preparada. Poderia tê-la lapidado, investido. Teria ido bem longe.

Penso que essas memórias, no Dia da Secretária, valem como um alerta. O que se tem esperado das secretárias, em comparação com o que elas podem dar? O que tem se investido nelas?

É preciso cuidado para não subestimá-las. Afinal, pessoas que nos apoiam, organizam nossa vida, trabalham numa parceria afinada, no mínimo, devem parecer conosco! Apostar no seu potencial sempre valerá a pena. O retorno poderá ser medido na satisfação do trabalhador e, inclusive, na sua produtividade! Acredite.

Como as esmeraldas, secretárias também são preciosas, ainda que muitas vezes, precisem ser lapidadas!

Parabéns a todas, pelo seu dia!

secretaria

2 comentários:

  1. Foi uma pena não ter sido bem aproveitada no cargo de secretária, mas creio ter escolhido muito bem ter permanecido professora/pedagoga. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu relato, Denise!
    Faz 6 anos que sou Secretária Executiva em grandes empresas, mas antes disso me formei em Direito, morei nos EUA e estou cursando Secretariado na UFPR.
    Segui a profissão por amor mesmo e vejo o quanto as pessoas não entendem o papel do Secretário Executivo.
    É uma pena, pois como vc colocou, pessoas talentosas acabam seguindo por outro caminho que não o Secretariado, devido a ignorância de gestores e colegas de trabalho que acham que a Secretária só serve para fazer trabalhos mais simples.
    Parabéns pelo seu blog!
    Mariana

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.