domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro de 2001: um dia que não iremos esquecer.

 

Você pode até ser contra a política imperialista dos Estados Unidos…

Você pode até ser contra a desigualdade na distribuição de renda, que o capitalismo provoca e detestar todos os seus símbolos e ícones...

Você pode até torcer para causas injustificáveis… E até gostar de assistir cenas de terror. Sei lá!

Mas nada, nada, absolutamente nada, pode justificar, para você, nem para mim, o que aconteceu há exatos dez anos atrás, na cidade de Nova York, EUA.

“Na manhã de 11 de setembro de 2001, terroristas ligados ao grupo al-Qaeda jogaram dois Boeing 767 dentro do complexo  World Trade Center, num ataque suicida coordenado. 57 minutos após o impacto, a Torre Sul entrou em colapso e ruiu, seguida 29 minutos depois pela Torre Norte, resultando em 2,750 mortes no World Trade Center . O 7 World Trade Center ruiu perto das 17:00 do mesmo dia e os outros edifícios do complexo foram demolidos por estarem muito danificados.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center)

wtc-intro

Nenhum símbolo, por mais alto que fosse, por mais provocador e reluzente, por mais instigante e dominador, porém, recheado de vidas humanas não deveria ter tombado junto com todas elas! Um absurdo a tal ponto que não encontro as palavras certas para descrever meu sentimento de indignação e pesar…

Talvez eu não lembre com exatidão do que fiz naquela manhã de onze de setembro de dois mil e um, mas eu me recordo bem do choro sofrido e inconsolado, que não contive, ao pensar nas inúmeras pessoas que estariam ali dentro e nas suas famílias, do lado de fora! Não seriam elas as capitalistas, com certeza. Eram as trabalhadoras assalariadas e exploradas, assim como eu…

Tribute_in_Light_Memorial_September_9_2004

Do alto das torres para o alto dos céus! Sem escalas.

3 comentários:

  1. O uso da violência é abominável mesmo para aquela causa aparentemente justa, pois dela não se resultam vencedores, os dois lados estarão vencidos, não há causa que justifique 2.983 vidas! Fora as outras milhares que as guerras seguintes desencadearam! 11 de Setembro, dor , revolta e medo! Um dia pra ser esquecido pelo que foi e lembrado pelo que não deve mais acontecer!

    ResponderExcluir
  2. Uma outra coisa que me chocou depois dessa tragédia é que teve gente que disse:
    "Bem feito! Quem manda os americanos serem tão arrogantes..."
    Horrível, isso também é terrorismo.
    Simone Pazito

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.