sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Enfim, 200 dias letivos!

DSC02916

Chegamos lá. Sofremos com o cansaço dos últimos dias, mas completamos as duas centenas redondas. Está cumprido o calendário letivo da Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Vitória!

Ufa!

Sou apaixonada pelo que faço. Trabalho na Educação por opção, mas aqui entre nós, acho um exagero essa marca de duzentos dias de aula! Quem me garante que essa quantidade assegura, por si só, qualidade no ensino oferecido? Para mim, os cento e oitenta anteriores eram suficientes.

Ao contrário do que temos hoje, quando tínhamos um calendário com alguma sobra de dias, podíamos ter mais tempo para cursos, capacitações, planejamentos, ou seja, usávamos esse tempo em favor do nosso aprimoramento profissional. Em outras palavras: não havia sobra de tempo e sim algum tempo disponível para ser investido na qualidade da educação oferecida.

E agora? Contam-se duzentos dias. Aperta-se daqui, espreme-se dali e eles cabem inteirinhos no calendário anual, mas às custas do pobre professor que, geralmente, termina o ano em frangalhos! Isso sem falar dos outros profissionais da escola: o pedagogo, o coordenador, o diretor… que também não têm pernas para dar conta de tanta demanda! E os alunos, então? Inquietos, desatentos, já não rendem mais… Cansados!

Dias demais, Senhores que pensam e votam as Leis para a Educação deste país! Tirar o menino da rua não é tarefa da escola, exclusivamente. Toda a sociedade precisa estar empenhada nessa missão. Temos que parar de pensar a escola como único espaço salvador decriancinhas em risco social”

Ao contrário,  escola é o espaço privilegiado de produção de cultura, de obtenção de informação, de formação pessoal, de crescimento cognitivo, de transformação!!! E, para isso, cento e oitenta dias bastam.

Viver bem, com dignidade, é aproveitar o que a vida tem de melhor a nos oferecer. Estar verdadeiramente na escola é sentir prazer de ficar lá. É querer voltar no dia seguinte. Quando os dias começam a se arrastar, quando se faz uma contagem regressiva na sala dos professores à espera do final do ano, algo está errado! Passamos do limite. Do nosso limite!

Mas enfim, missão cumprida. Podemos dormir sossegados. O futuro de um montão de gente já está sendo garantido, com a nossa ajuda. Desempenhamos, com êxito, o nosso papel.

Parabéns para nós! Que venham logo as férias!

Curso São Gabriel Julho2011 103

Um comentário:

  1. Eh, esta coisa dos 200 que não deixa de latejar em nossas palavras. Ainda pode ficar pior ne? estão vindo as tentativas de se forçar os 220. bem se ja achamos os 200 dificil de engolir entao tome ai mais 20 de garganta ainda cheia dos 200. quantidade que se faz em prol de qualidade...
    e essa nao se reflete na valorizaçao do profissional da educaçao. Ah mais preocupar porque, nesta onde do "boliche ministerial" estao rolando ministros com força, mas porque o da educaçao aprova e faz tantas asneiras e permanece no cargo? esporte, energia, trabalho, e outros setores ministeriais sao muito mais importantes que o educacional... Segue-se assim e viva o processo de imbecializaçao da sociedade brasileira.

    Grande abraço, parabens pelo post.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.