quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Véspera do dia de São Cosme e São Damião

cosme e damião

Essa noite era de euforia.

Eu, criança, sonhava com os doces que eu ganharia no dia seguinte. Fazia planos, enquanto revirava-me na cama. Não conseguia dormir…

Véspera do dia de São Cosme e São Damião, na cidade do Rio de Janeiro!

Felicidade a minha e da minha irmã por termos sido criadas aceitando a diversidade religiosa como coisa natural. Nunca ninguém nos ensinou a ter medo de receber e consumir as balinhas dos santos. Ao contrário, nossa família sempre nos estimulou a aceitá-las com alegria.

Não nos permitiam correr pelas ruas, com sacolas vazias nas mãos, objetivando enchê-las de saquinhos de Cosme e Damião, como faziam meus colegas e a maioria das crianças do bairro. Nossa família temia pela nossa segurança. Muitas crianças eram atropeladas nesse dia.

Mas as balinhas vinham até nós. Levavam na nossa casa. Davam-nos ao passarmos pelas calçadas… Também frequentávamos as festas feitas para homenagear os santos e nos fartávamos de bolo recheado com doce-de-leite e guaraná. Ô tempo bom!

E, na cama, na véspera, eu contava os minutos para o amanhecer… Imagens de puro prazer enchia meu peito de alegria. As crianças todas tinham a chance de se refastelarem com os coloridos doces!

Hoje, na véspera, mais uma vez, penso no dia de amanhã.

Cresci. Não sinto mais euforia. Não há mais expectativas. E o movimento das ruas não é mais o mesmo. Sinto uma ponta de nostalgia. Uma dor fininha causada, talvez, por saudade…

Agora a gente se preocupa em não engordar, porque sobrepeso não faz bem a ninguém... Conta calorias. Evita balas coloridas, porque os corantes podem causar alergia. Evita açúcar, porque causa cáries. E o seu excesso pode levar à diabetes…

Temos sempre uma explicação científica e lógica, absurdamente sem graça, para evitarmos o prazer explícito da gula pueril!

Um desprazer, quando crescemos!

Por isso, crianças, lambuzem-se o máximo que puderem com os confeitos, cremes e doces que estarão disponíveis amanhã! Afinal, um dia vocês crescerão e terão todo o juízo necessário para tornar seu 27 de setembro, muito sem sal… E sem açúcar.

Viva São Cosme e São Damião!!!

Doces 3

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog. Vocês conhecem Aline, da Cidade das Pirâmides, que em seu programa De Olho No Mundo(www.deolhonomundo.com) analisa a essência humana, o mundo, astrologia, fenômenos ocultos..., em sua plenitude. Nesse vídeo ela fala sobre a libertação das mulheres - http://youtu.be/hJ9gk9Sap4Y - Tenho certeza que vocês gostarão. Abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.