quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sobre professores e educadores

pedagoga

E então eu chego em casa, ligo o computador e entro no Facebook. Hora de relaxar, após um dia inteirinho de trabalho dentro de duas escolas, respirando ares pedagógicos, dividindo suores e sonhos, contribuindo para a construção de futuros…

Mas ao invés da costumeira sessão de abobrinhas divertidas e maravilhosas para desestressar, dei de cara com um comentário e uma citação de Thalita, uma das melhores professoras de Inglês que conheci. Moça nova, quase menina, mas que já bate um bolão em matéria de ensino.

Copiarei para vocês o que Thalita escrevera:

“Eis-me aqui estudando e de repente me deparo com uma afirmação linda que me emocionou: “Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores, há aos milhares. Mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão, é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança” (Rubem Alves, 1982).”

E logo abaixo, na primeira linha, um questionamento:

“Concorda, Denise Pazito?”

Fui desafiada. Alguns apressadinhos já haviam feito seus comentários. Li e reli todos eles. Porém nenhum contemplou o que eu gostaria de dizer…

A tal comparação entre professor e educador, feita por Paulo Freire, há tantos anos, sempre me incomodou, desde os bancos da Universidade.

Todo mundo, naquela sala de aula de Pedagogia, lia e deliciava-se naquelas palavras profundas! Comentavam, elogiavam, dissertavam por horas… Mas eu, confesso, nunca gostei! Guardei, em segredo, meu posicionamento. O silêncio dos humildes… 

Mas agora, estávamos ali, novamente, eu e Paulo Freire, para discutirmos a questão. Era chegado o momento de dizer que discordo totalmente dessa diferenciação entre professores e educadores

Respondi, então, para Thalita e meio mundo, o que eu realmente acredito. Tantos anos depois, daquelas aulas na Universidade, mais de trinta dentro do Magistério, permitem essa minha pequena audácia. Pois todos esses anos apenas serviram para reafirmar meu pensamento.

E eu escrevi:

“Professor é, por essência, educador. Não é diferente. Bons e maus, com certeza, existem, como em tantas outras profissões. Acontece que os maus, neste caso, deixam sequelas terríveis... Mas, felizmente, não são a maioria. Quem é professor, já nasce professor. Dá aula para as bonecas, quando criança. Curte brincar de “escolinha”. É inegável a vocação!

Como em toda profissão, é preciso afinidade, talento, dedicação. Só que professores trabalham com o bem mais precioso de uma civilização: as crianças! Em outras palavras, a construção do seu próprio futuro.

Formar está muito além de informar. É isso que os mestres fazem. Prefiro falar dos bons, porque são a maioria. Prefiro falar daqueles que amam e valorizam o seu trabalho. Daqueles que aprendem, enquanto ensinam e, com isso, se aprimoram a cada dia. Hoje, são melhores do que ontem. E amanhã, certamente, serão melhores que hoje.

Ainda bem que no meu caminho passaram muitos professores dos bons. E de todos eles guardei um pouco. Por isso amo o que faço... "A metade de mim é amor. E a outra metade... também!!! (Oswaldo Montenegro)"

E lá fui eu, sem perceber, de volta ao trabalho nas escolas…

Quer saber? Meu trabalho me faz feliz!

De verdade.

DSC02670

Thalita, você já é uma grande professora!

 

para ser professor

Requisito fundamental: amar incondicionalmente o que faz!

5 comentários:

  1. Pena que não tem no blog a opção de curtir... clicaria 1000 vezes!!! Thalita é d+. Nem da pra descrever o lindo trabalho que ela faz!!! Parabéns Thalita!!! Quando eu crescer, quero ser igual a você!!! hehehe Tenho orgulho de trabalhar com vcs 2... pessoas que acreditam que ser professor não é apenas 'transmitir conhecimento' mas também educar para a vida, ser exemplo, se comprometer! Obrigada a vcs pelos ensinamentos... transmitidos não com palavras, mas com atitudes! =D Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em você, também, percebo uma grande professora, que se constrói a cada dia, entre as lágrimas e os risos, entre o sofrimento e o prazer, que fazem parte do exercício de ensinar!

      O caminho é um desafio, mas a principal condição de obter sucesso você já tem: AMA incondicionalmente o que faz, QUE tal como eu disse, é o requisito fundamental para ser uma grande mestra!

      Um orgulho trabalhar ao seu lado!

      Excluir
  2. Denise, que lindo!!!!! Amei!!! Sozinhos nós não conseguimos fazer nada, então eu agradeço a vc e a nossa equipe de trabalho que tem pessoas maravilhosas preocupadas e comprometidas com a educação. Jéssica Schultz Kuster, vc é demais! Ontem eu li uma coisa e lembrei de vc: qt mais amamos ensinar, mais dolorida é a nossa profissão. Parabéns a nós que amamos o que fazemos e por isso fazemos bem feito! !!!!!!

    Love,
    Thalita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor que é bom professor constrói com amor, cada dia do seu ofício, tornando-os uma maravilhosa aventura pelos caminhos da Educação...

      Professor que é bom professor é, acima de tudo, um inspirador!!!

      Você, Thalita, inspira...

      Excluir
  3. Nossa, que reflexão interessante!!!
    Realmente, não vejo nitidamente (será que existe mesmo?) essa distinção tão severa entre o professor e o educador... sempre pensei que eles fossem um só!

    Adorei seu texto!!!

    Muito bom mesmo!!! Parabéns!!!
    E que continuemos a amar a profissão de professor/educador (sinônimos, quase adjetivos) ;)

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.