sexta-feira, 13 de setembro de 2013

13/9 – Dia do Baralho

baralhoL

Existem pequenas coisas na nossa vida, que a gente só percebe a importância, bem mais tarde… Pequenos hábitos da infância e da mocidade que tiveram um valor inestimável na nossa formação. Viraram lembranças gostosas de um tempo que não volta mais!

Tive uma infância cheia de altos e baixos. Uma alternância de acontecimentos bons e ruins! Não sei se a vida de todo mundo é assim, mas a minha e da minha irmã foi, com certeza.

Eu e ela fomos crianças na época em que a tecnologia não roubava a cena e nós tínhamos que construir nosso próprio divertimento. No tempo em que todo dia era dia de brincar de roda, de brincar de boneca, de inventar moda para sobreviver feliz. Tempos difíceis mas, pela condição que a infância permite, mágicos!

O dinheiro era pouco. A diversão na rua era, praticamente, nenhuma. Mas havia uma coisa que unia toda a família e dava prazer: jogar baralho!

Meu padrasto era um sujeito animado. Foi ele quem ensinou-nos a maioria dos jogos: Copas Fora, Scoper, Burro em Pé, Buraco, Sete e Meio, Batalha, Mexe-Mexe… Aposto que você não conhece a maioria! Eram jogos divertidos, que criança aprendia fácil a jogar. E gostava.

Pouca coisa divertía-nos tanto. E unía-nos.

A gente jogava sobre o tapete da sala. Minha mãe não gostava muito, mas jogava com a gente para formarmos duas duplas. E era assim.

E foi assim.

E quando tudo conspirava contra, eu e Simone gostávamos de jogar baralho, sozinhas, quietinhas, concentradas… Como se o mundo não existisse lá fora! Como se nenhum mal nos alcançasse! E a diversão estava garantida…

baralho copag

O Copag velhinho que a gente tinha foi, sem dúvida, um grande companheiro!

Como pedagoga, que tornei-me, poderia falar que o baralho também permitiu que aprendêssemos matemática, regras de socialização e a desenvolver certas habilidades como raciocínio, concentração e memória. Isso é fato. Mas, de tudo, a importância que o baralho teve, na nossa vida, foi a garantia da uma infância um pouco mais feliz.

Eta lembrança gostosa que gosto de ter!!!

13/9 é o Dia do Baralho e eu comemoro dividindo com vocês estas doces lembranças!

DSC02706

DSC02707

Bora jogar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.