domingo, 1 de março de 2015

E então se passaram mais 50 anos… Ao todo, 450!!!

Hoje é o aniversário da Cidade Maravilhosa! E também desta canequinha que existe na minha casa. Chegou para mim por herança. E, hoje, completa cinquenta anos…

DSC09813

Muito bom ter o privilégio de ver e participar da história por tantos anos! Porque uma das minhas memórias mais remotas é, justamente, a dos quatrocentos anos do meu Rio de Janeiro, quando pintava o símbolo do evento, na minha sala de aula, do Jardim da Infância…

E eu tinha pouco mais de três aninhos! Algo mais ou menos assim:

logo_centenario

O tempo passa muito rápido. Lá se foram cinquenta anos! E eu nem moro mais nesta cidade, embora tenha deixado lá minhas raízes e o meu coração!

Quem é carioca pode morar onde for, pelo tempo que for, mas nunca deixará de ser… carioca! Está no DNA, sua marca registrada, no caso, também conhecido, por gema! Somos diferentes.

Dias atrás, perguntaram para mim, o que o Rio tem de diferente dos outros lugares e que o fazia tão especial… Não titubeei. Respondi na lata: os cariocas! E não é bairrismo, como costumam falar por aí… Desculpem-me os que pensam diferente, mas o povo desta cidade é mesmo muito especial.

Digamos que o Rio de Janeiro já nasceu abençoado pelos deuses! Porque sua beleza natural é estonteante…

Ah! Eu sei que sou suspeita para falar. Suspeitíssima, por sinal. Amo o Rio, de forma assumida. Nasci, me criei, estudei, me formei. Até tive um filho, aos pés do morro do Salgueiro.

Não sou “carioca-Zona Sul”. Ao contrário, sou suburbana, daquelas que conhece bem a diferença entre os paradores e os diretos, da Central do Brasil e da Leopoldina!

catracas

Daquelas que conhece os segredos da variedade e da economia em se fazer compras no Mercadão de Madureira

DSC03544

DSC03543

As escolas do Rio e seus uniformes tradicionais… Colégio Pedro II, Carmela Dutra… Passa o tempo, mas existem coisas que lá não passam! E isso é muito bom. Um povo que preserva as tradições está preservando sua cultura!

DSC03553

E os churrascos no quintal? A família reunida… Quer coisa mais carioca?

Porque tudo isso é Rio de Janeiro!

Porque tudo isso também é Rio de Janeiro!

Porque o Rio é muito mais do que lindos pontos turísticos nos cartões postais… Ele é uma linda terra habitada por gente que ama a sua terra e ama a sua gente! E isso faz toda a diferença.

Com sol ou com chuva, o Rio não perde a sua pompa de grande cidade, ao mesmo tempo que conserva seu jeito bucólico e acolhedor…

DSC03577

DSC03578

DSC03582

DSC03586

DSC03580

DSC03587

DSC03595

E entre os fios da cidade grande…

DSC03561

Mas onde foi mesmo que deixei meu coração?

O Rio de Janeiro é muito grande. Deixei num local específico. Numa casa que não é mais nossa. Uma nova família reside por lá…

Mas a rua é aquela. A placa na frente da casa, acreditem, ainda é o mesmo. É neste endereço que,  hoje, pulsa meu coração de alegria pelo aniversário da minha cidade.

DSC03563

Parabéns, Rio de Janeiro!

Parabéns, cariocas! Continuem cuidando da nossa cidade desse jeitinho tão nosso, que a faz assim tão especial!!!

Diferenciada.

Única.

Minha.

2 comentários:

  1. Lindo amiga, parabéns a você também, por ser uma carioca que ama tanto a sua terra e por viver e amar a minha Vila Velha-ES. Eu sei que você é uma carioca da gema e saiba que eu também sou apaixonadíssima pelo Rio de Janeiro!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.