sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dia de Santa Luzia e a tradição dos doces, no ES

Santa_Luzia

(Por Fernanda Coutinho – jornalista)

No Estado, que tem 65% da população formada por descendentes de italianos, crianças ainda comemoraram a data com doces

“O dia 13 de dezembro é uma data especial, para muitas crianças, de todo o Espírito Santo. Logo pela manhã, elas têm a alegria de ver o capim ou fubá que deixaram em um prato, na noite anterior, dar lugar a muitos doces ou presentinhos. A crença em Santa Luzia ainda é mantida pelos pequenos, que têm viva a tradição trazida por seus antepassados, imigrantes italianos. Apesar dos avanços tecnológicos e da globalização, esses capixabinhas não perderam o encanto de esperar Santa Luzia passar.

Um exemplo está na localidade de Jacupemba, em Aracruz, norte do Estado. As crianças, na noite de 12 de dezembro, deixam um pouco de capim para o burrinho de Santa Luzia, que acreditam estar “cansado de tanta viagem”.

É certo que a tradição ganhou adaptações, de acordo com a realidade de cada local. Se, no norte da Itália, o pratinho era colocado para fora da casa, atualmente, é colocado de baixo da árvore de Natal.

Mesmo que a prática não seja tão comum como há algumas décadas, a data ainda é especial para muitos meninos e meninas, no Estado, que tem 65% da população formada por descendentes de imigrantes italianos.” (http://www.insieme.com.br)

 

Oração a Santa Luzia

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.