quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vale a pena comemorar: Dia Nacional do Livro Infantil.

leitura1

Criança gosta de brincar, de imaginar, de viver aventuras.

Criança gosta de fingir que é príncipe ou princesa, que é bruxo ou fada, que consegue falar com os bichos.

Criança gosta de dar risada, de contar piada e falar de outras crianças.

Então alguém me explica: por que nem toda criança gosta de ler?

Alguém, muito inspirado, já disse que um livro é uma caixa de mágica. Nunca achei definição melhor para ele. Afinal podemos encontrar de tudo em suas páginas!

Sou apaixonada por livros!

Concordo que nem todos são assim tão bons. Alguns são “chatos”, desinteressantes. Então, é só descartar e trocar por outro. Nós também não trocamos de canal na tv? Ou não damos um click com o mouse para mudar o site? Os livros não podem nos aprisionar… A crítica também é livre e recomendada, durante a leitura.

Monteiro Lobato foi quem me disse que ler era bom. E disse isso com muitas palavras. Todas elas escritas em doze livros que compunham a coleção que ganhei de presente dos meus avós. Eu tinha nove anos e até então só lia livros que tivessem muitas figuras e fossem bem finos…

Comecei a lê-los, com o incentivo direto da minha doce avó Dora. E a cada página que lia, me envolvia mais e mais com a incrível história do Sítio do Pica-pau Amarelo e seus personagens adoráveis. Aprendi que o melhor da história podia não estar nas ilustrações, mas nas páginas e páginas de palavras que traziam um fascinante sentido.

Foi aí que eu percebi que eu sabia ler, que gostava de ler e queria ler, mais e mais. Entendi que as melhores imagens para ilustrar cada pedacinho da história são formadas dentro da nossa cabeça, de acordo com a nossa própria vontade e imaginação! Adorei dar a minha forma à Narizinho…

E foi então que decidi que leria muito nessa vida. E leria de tudo. Os livros infantis, as revistas que me caíam nas mãos, os livros didáticos, os rótulos das embalagens e assim fui descobrindo o mundo alfabetizado que me cercava.

Foram muitos autores e autoras que apreciei, nessa tenra idade. Mas, certamente, tudo começou com Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato

Que as crianças brasileiras aprendam a gostar de ler e a se encantarem com os livros e suas histórias! No Dia do Livro Infantil, um desejo para que todas elas tenham a oportunidade de se relacionar com os livros, assim como eu: num caso de amor verdadeiro e que durará para sempre!

Quem sabe um dia também resolvam escrever e contar as suas próprias histórias?

leitura-criancas-lendo-ilustracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.