segunda-feira, 16 de abril de 2012

Salve Nossa Senhora da Penha!

Convento da Penha(Foto de Edemar Endringer)

“Sendo o convento de Nossa Senhora da Penha o mais notável monumento religioso do Espírito Santo, era natural que surgisse sobre ele, sobre sua padroeira e sobre o próprio frei Pedro Palácios, fundador do santuário, um conjunto de lendas populares.

Uma dessas lendas fala do desaparecimento, por três vezes consecutivas, do quadro de Nossa Senhora, que frei Pedro trouxera consigo, quando, em 1558, chegou ao Espírito Santo. E por três vezes o quadro foi encontrado no alto da penha, numa evidente revelação de que era ali que o frei deveria construir o convento, num ponto situado entre duas palmeiras. Por isso, a primeira igrejinha, que deu origem ao convento da Penha, foi conhecida com o nome de Ermida das Palmeiras. Para sua edificação contou frei Pedro com a ajuda de moradores da Vila do Espírito Santo.” (http://www.vilacapixaba.com)

festa da penha 2012(1)(Foto: Charme Passos)

Hoje é o dia de Nossa Senhora da Penha!

Se você ainda não participou das festividades que estão acontecendo em Vila Velha/ES, ainda há tempo! Confira a programação.

Há sempre tanto a agradecer… Muito mais do que pedir!

“A gratidão é o único tesouro dos humildes.”

(William Shakespeare)

 

nossa senhora da penha

(Foto: Charme Passos)

Oração dos Romeiros

“Virgem da Penha, minha Senhora e minha Mãe, subo ao vosso Santuário para ver a vossa Imagem, contemplar a vossa Face, para vos louvar e amar.

Guardei no coração as palavras do Calvário: “Mulher, eis aí teu Filho”. E venho trazer-vos, hoje, as homenagens do meu amor filial. Subo esta Penha Sagrada porque meu coração, repleto de tanta angústia, precisa de vós, de vosso sorriso, das vossas alegrias, do vosso Jesus.

Venho do meio dos homens onde há tanta tristeza, tanta dor, tanta maldade.
Os homens precisam de vós, de vossa clemência, do vosso Jesus.

Não olheis para os meus pecados e nem para os pecados dos homens, meus irmãos. Lembrai-vos de que sois minha Mãe, sois refúgio dos pecadores, a glória e a alegria do povo santo de Deus!

Lembrai-vos de que ninguém vos pediu em vão. Socorrei os pobrezinhos. Olhai pelos órfãos, pelas crianças abandonadas. Ajudai os fracos, os que não creem, não esperam, não amam.

Não consintais que morram as esperanças dos que cultivam a terra. Dai vida à semente, chuva e calor aos campos lavrados.

Abençoai os operários das oficinas e os operários do saber, que juntos tornam menos triste e mais humano o exílio neste vale de lágrimas.

Dai paz ao meu coração, a paz a todos os homens, a paz a todos os povos.
Fazei que este chão se torne digno de guardar vosso Santuário, de receber e distribuir as promessas de Cristo.

Fazei-me digno de ser vosso devoto, vosso filho, de entrar, num dia, no reino da glória celeste.” Amém! (http://conventodapenha.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.