segunda-feira, 25 de abril de 2011

Festa da Penha 2011.

Estou há horas olhando para a tela em branco, do computador, na absoluta incapacidade de pensar algo interessante, para escrever. Já pedi ajuda ao google. Verifiquei os acontecimentos do dia. Li algumas das inúmeras mensagens recebidas. Abri alguns slides, vídeos. Nada! Mente vazia. Nenhuma emoção. Nenhuma inspiração. Acho que é a “síndrome da segunda-feira pós-feriadão”…

Que dia cansativo! Quente, chato, nada inebriante. Um dia comum, como tantos outros. Porém a garganta me dói. Primeiro sinal de uma gripe que se aproxima. Comigo é sempre assim: começa pela garganta. Depois chegam os outros sintomas. Mas dessa vez, a prostração veio junto… Uma vontade de deitar, mesmo estando sem sono.

Preciso me recuperar bem rápido. No próximo final de semana, a cidade ficará em festa: celebraremos Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado! O Convento é um dos cartões postais mais conhecidos do ES. É realmente deslumbrante! Fica situado em Vila Velha, mas pode ser visto de diferentes pontos de Vitória. É um dos santuários mais antigos do Brasil.

convento-penha-es

convento-penha-es2jpg

A Festa da Penha, como é conhecida, é a maior manifestação religiosa do estado. Durante os festejos, acontecem várias romarias. Romeiros de todo o estado comparecem para saldar Nossa Senhora. A demonstração de fé do povo capixaba é impressionante. Contagia! Emociona!

Aliada as festividades religiosas, acontece também a parte cultural, com diversos shows populares, barraquinhas, comidas, bebidas e muita animação. Agrada, com certeza, a todos os gostos e interesses.

Há anos estou incluída nessa festa. Não falto à Romaria das Mulheres, que este ano será no dia primeiro de maio, domingo, às quatorze horas, saindo do Santuário de Vila Velha e indo até a Prainha, onde será celebrada uma missa especial. Não conseguiria descrever a minha emoção ao me reunir com aquelas milhares de outras mulheres, andando e orando juntas, ao lado de Nossa Senhora…

romaria das mulheres

romaria das mulheres2

Os homens também se unem, no sábado, às dezenove e trinta, e partem da Catedral de Vitória, caminhando quatorze quilômetros, no trajeto. Eles levam velas acesas, enquanto cantam e rezam. Uma beleza sem tamanho! Exaustos chegam na Prainha e participam da missa, que é pura expressão de devoção. Eu e Maurício participamos apenas da missa. A caminhada exige muito preparo físico. Não estamos preparados…

romaria_dos_homens_02_170409

É… Nossa Senhora da Penha é mesmo muito especial! Há pouco eu estava aqui, com a mente vazia, o corpo cansado, sem saber o que escrever… E ela me deu a inspiração que eu precisava.

Que eu sirva como divulgadora desta bela celebração da Fé! VENHAM PARTICIPAR TAMBÉM! Tragam suas famílias. Tragam suas dúvidas e suas angústias. Tragam suas tristezas e desilusões. Mas tragam principalmente sua fé, seu coração aberto e sua esperança! Tenho certeza que valerá a pena.

Viva Nossa Senhora da Penha!

convento-penha-es3

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.