sexta-feira, 8 de abril de 2011

Desabafo de um professor.

Hoje o texto não será escrito por mim. Recebi-o por email de uma amiga, também professora. Decidi postá-lo porque concordo com o seu ponto de vista. Se fosse escrever sobre o assunto, com certeza, daria o mesmo enfoque. O caso, agora, aconteceu numa escola daqui, de Vila Velha, e a imprensa tratou de fazer um estardalhaço!

funk

“ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A ENTENDER ESSE CASO????”

“A TV gazeta publicou um vídeo, onde alunos de uma escola da grande Vitória aparecem dançando funk (não sei se é assim que se escreve) numa sala de aula, em decorrência da falta de um professor. As mães ficaram alarmadas e desceram a “ripa da escola”. A Secretária de Educação falou em alto e bom tom que os alunos serão punidos dentro dos parâmetros da lei. A TV fez questão de exibir o assunto em dois telejornais, com grande ênfase.
 
A minha dúvida é: Por que todo este alvoroço, já que todos os dias a grande maioria das famílias  aplaudem de pé, todos os dançarinos e dançarinas - se é que tem o direito de  serem chamados assim - do tal funk que invadem nossas casas em quase todos os  programas de TVs?
 
Por que a TV dá tanta ênfase ao assunto sendo que é através dela que nossos  alunos e alunas têm acesso a estes e a tantos outros temas que nem sempre  trazem benefícios? Como aconteceu dentro de uma escola, está errado. Se fosse dentro de casa, tudo  ok!
 
COITADAS DAS NOSSAS BOAS ESCOLAS! COITADOS DOS NOSSOS BONS PROFESSORES E PROFESSORAS QUE NÃO DÃO CONTA DE TODAS AS RESPONSABILIDADES QUE AS FAMILIAS OMISSAS JOGARAM NAS SUAS COSTAS!
 
A “criançada” só está reproduzindo aquilo que cada pai e cada mãe estão  permitindo que seus filhos aprendam. Estão colhendo com lucros a “falta de valores” plantada, com permissão, na vida de seus filhos e filhas.
 
Termino lembrando um ditado bem popular: pimenta no olho dos outros é  refresco. Chega de jogar toda a culpa na escola! A primeira responsável pela formação integral dos filhos é a família. Acredito quem nem todos os alunos dançaram o tal funk.
Quem dançou na escola,  dançaria na rua, em casa e sei lá em tantos outros outros lugares e até de madrugada.
 
VIVA AS BOAS ESCOLAS! VIVA OS BONS PROFESSORES! VIVA OS VALORES NECESSÁRIOS QUE NOSSOS ALUNOS TRAZEM DO LAR PARA A ESCOLA.
 
Este é o desabafo de um velho professor!!!!”
 
Professor Luiz Carlos Cuerci Fedeszen

4 comentários:

  1. È isso amiguinha Denise, a escola leva toda a culpa, o trabalho de educar cabe apenas a escola? Somos nós professores educadores ou pais destes que nos odeiam quando nós a eles dizemos "faça seu dever de casa". Sim discordo da midia por expor assim este problema, mas sabemos que os mesmo fazem o recorte a qual puramente impactar é o ideal. porque nao levaram a suas telas um sociologo, ou educar para expor tambem a sua versao de como sao os ambientes escolares? nao os convem, de maneira alguma expor o acontecido sguido de uma simples explicaçao.

    boa pedida este texto um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Hoje ouvi uma afirmação que sintetiza exatamente o que está acontecendo: "OS PAIS ESTÃO TERCEIRIZANDO OS FILHOS", Isso mesmo: tereceirizando, passando para outrem a responsabilidade que é sua. Escondidos atrás do "não tenho tempo", delegam a outros a obrigação de educar seu filho. Estamos vivendo numa sociedade de crianças que estão crescendo órfãs, convivendo com os pais. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  3. Muito verdadeiro, Regina. A coisa passa mesmo por aí... Infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é assim que somos visto hoje, como aqueles que devem educar os filhos dos outros, e ao menor deslize destes, somos nós quem pagamos o tal pato, e onde estão os pais desses alunos, que não sabem o que seus filhos fazem debaixo dos seus narizes? por que é de lá que deveria vir a educação.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.