quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Parabéns para nós, professores!

menina estudando

Eu já nasci professora. Já eram muitos os sinais, desde bem pequena. Uma questão de atitude!

Dava aula para todos os meus bonecos, bichinhos e, para o seu desespero, para a minha irmãzinha. Ela nunca gostou. Eu a colocava pra estudar, quando seus interesses eram outros. Brincadeiras, com certeza! Culpa da nossa mãe, porque a ideia foi dela. O seu dever de casa era responsabilidade minha. Daí… Mas eu adorava. Dava conta com prazer. Irmã mais velha é para essas coisas.

O tempo foi passando e eu sempre fui apaixonada por aprender e, por que não aprender a ensinar? Passar à diante… Minha avó foi sempre minha grande incentivadora. Ela quis ser professora, mas no seu tempo, mulher não podia estudar longe de casa… Infelizmente, a Escola Normal era distante. Foi impedida de seguir os estudos, porque não ficava bem pegar o bonde sozinha!

Eu precisava fazer isso por mim e por ela. Ser professora para cumprir o nosso papel de mulher independente e atuante na história. Não sei até que ponto uma coisa determinou a outra: se foi o talento de berço ou a vontade de ser alguém historicamente construída. Penso que foi a combinação das duas coisas, por ter dado tão certo!

São trinta e quatro anos letivos, que nem a aposentadoria foi capaz de interromper! Já fiz de quase tudo, mas sempre com a mesma vontade, o mesmo tesão por ensinar! Dei aula de quase tudo, para todas as idades, tanto na rede particular, quanto na rede pública. Complementei meu Curso de Magistério, com o Curso Superior de Pedagogia e o de Comunicação Social. Nunca parei de estudar…

Como pedagoga, conheci muitos outros grandes mestres. A experiência deu-me um faro de raposa. Reconheço-os de longe. Muito bom trabalhar ao seu lado. Ser professor é para os fortes. É para os determinados. É para os apaixonados!

Nesta profissão não dá para separar a emoção da razão. Os processos acontecem simultaneamente. Por isso os professores são tão especiais!

No Dia dos Mestres, parabéns para todos nós que fazemos desta arte, o nosso ofício: ensinar!

DSC08687

2 comentários:

  1. Parabéns Deni, a você e a todos os professores. Não tem obrigado que pague tudo o que vocês fazem por nós.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.