Eu já nasci professora. Já eram muitos os sinais, desde bem pequena. Uma questão de atitude!
Dava aula para todos os meus bonecos, bichinhos e, para o seu desespero, para a minha irmãzinha. Ela nunca gostou. Eu a colocava pra estudar, quando seus interesses eram outros. Brincadeiras, com certeza! Culpa da nossa mãe, porque a ideia foi dela. O seu dever de casa era responsabilidade minha. Daí… Mas eu adorava. Dava conta com prazer. Irmã mais velha é para essas coisas.
O tempo foi passando e eu sempre fui apaixonada por aprender e, por que não aprender a ensinar? Passar à diante… Minha avó foi sempre minha grande incentivadora. Ela quis ser professora, mas no seu tempo, mulher não podia estudar longe de casa… Infelizmente, a Escola Normal era distante. Foi impedida de seguir os estudos, porque não ficava bem pegar o bonde sozinha!
Eu precisava fazer isso por mim e por ela. Ser professora para cumprir o nosso papel de mulher independente e atuante na história. Não sei até que ponto uma coisa determinou a outra: se foi o talento de berço ou a vontade de ser alguém historicamente construída. Penso que foi a combinação das duas coisas, por ter dado tão certo!
São trinta e quatro anos letivos, que nem a aposentadoria foi capaz de interromper! Já fiz de quase tudo, mas sempre com a mesma vontade, o mesmo tesão por ensinar! Dei aula de quase tudo, para todas as idades, tanto na rede particular, quanto na rede pública. Complementei meu Curso de Magistério, com o Curso Superior de Pedagogia e o de Comunicação Social. Nunca parei de estudar…
Como pedagoga, conheci muitos outros grandes mestres. A experiência deu-me um faro de raposa. Reconheço-os de longe. Muito bom trabalhar ao seu lado. Ser professor é para os fortes. É para os determinados. É para os apaixonados!
Nesta profissão não dá para separar a emoção da razão. Os processos acontecem simultaneamente. Por isso os professores são tão especiais!
No Dia dos Mestres, parabéns para todos nós que fazemos desta arte, o nosso ofício: ensinar!
Parabéns Deni, a você e a todos os professores. Não tem obrigado que pague tudo o que vocês fazem por nós.
ResponderExcluirBeijos no coração!
Obrigada, querida. Beijos com carinho.
Excluir