Acabou. A Alemanha levou a taça, que sonhamos ser nossa. E que os argentinos desejaram também. E as outras vinte e nove seleções. Com certeza, haveria mais tristeza que alegria, no acerto de contas.
O consolo é que venceu a Copa do Mundo 2014 aquela que apresentou o melhor futebol. E futebol não se ganha só nos noventa minutos em campo. Planejaram, investiram, executaram. Uniram esforços com incentivos governamentais. Uma política séria para estimular o aparecimento de novos talentos. Deu certo. Estão com a taça na mão e a medalha de ouro no peito!
Precisamos aprender com os alemães. O país do futebol anda mal das pernas. Não houve jogo, durante o torneio, que tenha nos feito acreditar que estávamos no caminho certo. A nossa seleção não convenceu. E deu no que deu. Dois últimos jogos para esquecer… Ou não. Melhor que os guardemos para aprender com eles.
A verdade é que fora dos gramados batemos um bolão! Fomos duzentos milhões de craques na arte de receber os turistas, de fazê-los sentirem-se em casa. Demos o nosso melhor. E tudo funcionou muito bem. Aeroportos, sistemas de transportes em geral, hotéis, restaurantes. O brasileiro é mesmo um povo acolhedor!
A comida é boa. O sorriso é largo. O abraço é fácil. E durante um mês, o Brasil ficou ainda mais bonito, mais colorido, mais misturado. E teve gente que não acreditou…
Eu, particularmente, não tive dúvidas. Acompanhei um pouco do PAN 2007, no Rio de Janeiro, e vi de perto uma cidade preparada para realizar um grande evento. Já naquela época, tive o maior orgulho do Brasil. Sabia que poderíamos…
Provamos que somos um grande país. E, agora, com maior reconhecimento mundial.
Ainda iremos mais longe. Os Jogos Olímpicos de 2016 estão a caminho. E está nas nossas mãos continuarmos nesse crescimento. Precisamos pensar grande e acreditar.
E vamos que vamos.
(Fotos de Roberto Machado Alves)
Por hora, acabou. Mas vai dar saudade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.