domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha tetracampeã mundial de futebol

alemanha

Acabou. A Alemanha levou a taça, que sonhamos ser nossa. E que os argentinos desejaram também. E as outras vinte e nove seleções. Com certeza, haveria mais tristeza que alegria, no acerto de contas.

O consolo é que venceu a Copa do Mundo 2014 aquela que apresentou o melhor futebol. E futebol não se ganha só nos noventa minutos em campo. Planejaram, investiram, executaram. Uniram esforços com incentivos governamentais. Uma política séria para estimular o aparecimento de novos talentos. Deu certo. Estão com a taça na mão e a medalha de ouro no peito!

Precisamos aprender com os alemães. O país do futebol anda mal das pernas. Não houve jogo, durante o torneio, que tenha nos feito acreditar que estávamos no caminho certo. A nossa seleção não convenceu. E deu no que deu. Dois últimos jogos para esquecer… Ou não. Melhor que os guardemos para aprender com eles.

A verdade é que fora dos gramados batemos um bolão! Fomos duzentos milhões de craques na arte de receber os turistas, de fazê-los sentirem-se em casa. Demos o nosso melhor. E tudo funcionou muito bem. Aeroportos, sistemas de transportes em geral, hotéis, restaurantes. O brasileiro é mesmo um povo acolhedor!

A comida é boa. O sorriso é largo. O abraço é fácil. E durante um mês, o Brasil ficou ainda mais bonito, mais colorido, mais misturado. E teve gente que não acreditou…

Eu, particularmente, não tive dúvidas. Acompanhei um pouco do PAN 2007, no Rio de Janeiro, e vi de perto uma cidade preparada para realizar um grande evento. Já naquela época, tive o maior orgulho do Brasil. Sabia que poderíamos…

Provamos que somos um grande país. E, agora, com maior reconhecimento mundial.

Ainda iremos mais longe. Os Jogos Olímpicos de 2016 estão a caminho. E está nas nossas mãos continuarmos nesse crescimento. Precisamos pensar grande e acreditar.

E vamos que vamos.

Roberto foto

Roberto foto1

Roberto foto2

Roberto foto3

Roberto foto4

Roberto foto5

Roberto foto6

Roberto foto7

Roberto foto8

Roberto foto9

Roberto foto10(Fotos de Roberto Machado Alves)

Por hora, acabou. Mas vai dar saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.