terça-feira, 29 de abril de 2014

Muito ajuda quem não atrapalha!

Daniel Alves

(Foto:Globo Esporte)

(Por Ivo Neuman)

“Modesta opinião leiga não-solicitada de afegão médio: apesar de considerar a troca de ideias sempre positiva, tenho visto muitas pessoas (inteligentes, inclusive) exagerarem nas críticas a iniciativas bem-intencionadas...

Concordo com todos os argumentos sobre o macaco e a banana (e a hashtag) serem símbolos inadequados para uma campanha contra o racismo, ou que role um oportunismo desproporcional em algumas adesões, mas ainda assim não consigo me colocar contrário a uma ação tão pertinente em sua essência.

Foi assim com a unha pintada para incentivar denúncias de violência contra a mulher, com a campanha que comparou usuários de crack a zumbis, com a Parada do Orgulho Gay, com a Marcha da Maconha, das Vadias, com o Movimento Passe Livre, com a Mídia Ninja, com as "feministas de Twitter"... Sempre é possível criticar a dinâmica dos movimentos subversivos, mas, às vezes, é preferível não fazê-lo, em nome da causa. Muito ajuda quem não atrapalha.

Lembro de quando fui "jurar a bandeira" para ser finalmente dispensado das obrigações militares e um oficial discursou que "este país estava entregue à balbúrdia" pois "quando a Sandy ou a Fafá de Belém cantam o hino nacional é um ato antipatriótico, já que o hino só pode ser cantado em uníssono". Ou, pior ainda, "quando estampam a bandeira nacional em roupas, e até biquínis". Desmoralização!

Este é o pensamento militar, conservador, obsoleto. Nada seria mais capaz de ativar o meu patriotismo do que a Sandy cantando o hino com um biquíni verde-e-amarelo.

Eu mesmo costumo ridicularizar iniciativas que considero mais hipócritas, como a "Hora do Planeta", mas é sempre bom pensar duas vezes antes de atirar sua pedra numa campanha social. Por mais que ela não seja perfeita é melhor do que o que cada um de nós tem feito isoladamente. Até porque qualquer coisa é melhor do que nada…”

 

Sem tantas polêmicas, por favor! A intenção é das melhores. Concordo com Ivo: muito ajuda quem não atrapalha.

Que cada um faça aquilo que possa para combater o racismo! É urgente.

fred_banana_racismo_instagram_690

(Foto: Reprodução/Instagram)

3 comentários:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.