quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dia da Biblioteca

biblioteca

Levanta a mão quem sabia que hoje era o Dia da Biblioteca!

Eu sabia, mas decidi que não ia contar para ninguém. Decidi esperar para ver o que acontecia. E não aconteceu nada. Ninguém lembrou ou desconhecia a data. Fiquei triste e me senti culpada… Vai entender.

Tudo bem que existem datas comemorativas quase todos os dias. Entendo que a gente não dá conta de comemorar tudo. Passa do ponto. É mesmo um exagero. Mas o Dia da Biblioteca deveria ser muito especial!!! Jamais deveria passar em branco.

Num país onde os livros tivessem mais valor, hoje, deveria ser dia de festa! Imagina como seria maravilhosa, uma festa na biblioteca!!!

Os convidados poderiam vir fantasiados com as vestimentas do seu personagem favorito, daquele livro que marcou a sua vida. Seria uma festa, literalmente, de tipos, de cores, de seres, de tempos e espaços diversos…

Frases e citações estariam espalhadas pelas paredes, lembrando os melhores momentos de inúmeras obras. Autores convidados conversariam diretamente com seus leitores. Que troca maravilhosa!

Petiscos, sucos, coquetéis, iguarias em geral, seriam servidos no hall de entrada, longe das prateleiras, para evitar incidentes. E tudo preparado conforme proposto nos livros de receitas. Verdadeiras delícias.

E a música? Haveria muita música (de boa qualidade) para alegrar o ambiente! E muito teatro, muita poesia declamada, muito verso recitado…

A anfitriã, sem dúvida, seria a bibliotecária. Vestiria o seu melhor sorriso e o seu olhar bondoso. Traria nas mãos o exemplar do nosso livro preferido. Porque elas deveriam ser como as fadas - mágicas - capazes de adivinhar o nosso gosto literário, apenas por uma troca de poucas palavras...

Os livros nos fazem sonhar. Nos deixam ir longe. Nos dão asas e nos permitem alçar vôos impensáveis… Portanto, as bibliotecas são como aeroportos de sonhos… Dos nossos sonhos! Não podem ser esquecidas.

Marquemos nas nossas agendas. Ano que vem, não vamos deixar essa data passar. Combinado?

FLIP

(Foto: blogs.estadao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.