sábado, 27 de abril de 2013

Amigo de gregos. Amigo de troianos.

amigos animais

Quando a gente tem muitos amigos, essas coisas nos acontecem. Somos amigos dos “gregos” e também somos amigos dos “troianos”. Em outras palavras, somos amigos daqueles que não se bicam e vivem as turras. Uma situação delicada e que nos exige um certo esforço para não fazer a ponte, mesmo que sem querer, do disse-me-disse!

Ser amigo de ambas as partes pode ser desconfortável, pois precisamos ouvir (porque ouvir o amigo, sempre, faz parte!) o que nem sempre concordamos e até nos aborrece... Delicadíssimo!

Você gosta do Fulano e também gosta do Beltrano, que se detestam!

O que fazer então?

Em primeiro lugar, deixe clara a sua situação. Assuma que é amigo dos dois e que não pode, e não quer, tomar partido. O conflito entre ambas as partes não lhe diz respeito e você gostaria que isso fosse respeitado. Fale do sentimento que tem por uma pessoa e pela outra e peça que entendam que isso não vai mudar, só porque elas duas não se dão bem! Acredito que se isso ficar claro, seus amigos vão deixá-lo fora da história.

No mais é só ter cuidado para não ser um leva-e-trás involuntário e só aumentar o problema. Quem sabe você não pode se tornar o elo apaziguador ?

É uma questão de jeito. De trabalhar nas entrelinhas! De mostrar as qualidades de A e de B... Mas nunca tente minimizar o conflito diretamente, pois pode ser mal interpretado e parecer que você está tomando partido de um deles. O segredo é ser, o máximo possível, imparcial e ter essa mesma postura com um e com outro.

Como sou uma pessoa razoavelmente popular, isso já me ocorreu algumas vezes. Entretanto, felizmente, tenho conseguido lidar com a situação. Nos relacionamentos interpessoais o conflito sempre está presente.

Uma pena.

Mafalda1

3 comentários:

  1. Ha ha Denise no alvo , sou extremamente imparcial e , para todos os meus amigos , isso é bem explícito , no máximo expresso um tom conciliador , nada mais além disso pois , conflitos são sempre difíceis
    de lidar , tomar partido nessa hora é insâno e arriscado , podendo nos deixar o peso da perda de ambas amizades ou , a alcunha de fofoqueiro . Desse mode , preservo amizades a mais de trinta anos e, com muito respeito e reciprocidade . Valeu Denise , formidável o post , parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os relacionamentos interpessoais são mesmo assim. Precisamos sempre estar atentos. Obrigada pelo carinho. Valeu.

      Excluir
  2. ESTOU PASSANDO O MESMO, SO QUE EU SOU A PESSOA QUE NAO CONVERSA COM A AMIGA DA MINHA AMIGA.E DIFICIL CONVIVER COM ISSO MAS EU ASSEITO A AMIZADE DELAS SO COBRO A MINHA AMIGA QUE TRATE IGUALMENTE MAIS CLARO SE A MENINA FOR MAIS ESPECIAL E ELA NAO PODER ESCOLHER EU ENVEZ DA MENINA AI EU RECONHEÇO. MAS CLARO QUE E DIFICIL MAS FAZER O QUE. A CADA DIA ESSE BLOOG ME ORGULHA POR TER UMA PESSOA RESPONSSAVEL A ELE, MUITO COMPETENTE E LEGAL.PARABENS SEMPRE COM IDEIAS ISTROVERTIDAS,ROMANTICA E SEMPRE INTERESSANTE.BJSSSS.
    ASS RAISSA AMARAL SILVA

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.