segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Qual a Escola de Samba que se apresentou mais bonita?

escola-samba

Pergunta difícil… Eu não ousaria responder. Acho todas tão lindas!

Cada desfile das Escolas de Samba é fruto de trabalho duro, trabalho coletivo. Cada uma tem o seu jeito próprio, a sua marca, mas beleza todas têm.

À partir da escolha do tema, do samba enredo, das fantasias, das alegorias, uma verdadeira aula vai sendo planejada. Cada integrante passa ser coresponsável pelo resultado.

Cada carnavalesco imprime a sua marca, como um grande administrador, ou como nas escolas comuns, o “supervisor pedagógico” ou, simplesmente, o “pedagogo”. É ele quem direciona os desdobramentos necessários e ao mesmo tempo centraliza todos os resultados. É o criador e, ao mesmo tempo, o delegador de tarefas. E o resultado de tudo isso, a gente confere nas Avenidas do Samba de diferentes cidades brasileiras!

É… Difícil saber qual a mais bonita…

Diferentes sambas, diferentes alas, diferentes fantasias… Diferentes modos de contar uma história, de prestar homenagens. Mas do acidental nenhuma delas está livre!

Um carro alegórico que quebra antes de entrar na avenida. Um destaque que desmaia e precisa ser atendido. Um princípio de incêndio num efeito especial. O inesperado que pode por a perder um ano inteiro de trabalho! Todas elas são tão vulneráveis…

A rigidez das notas, os décimos perdidos, o nó que se instala na garganta. O mal está feito e seus efeitos são sentidos na alma de cada folião. Quem é do samba sofre pela sua escola mas, também, pela do outro… Um simples caso de solidariedade foliã.

O samba faz parte da história brasileira. Está nas suas raízes culturais. E o Carnaval é a ocasião da sua manifestação em plenitude. Traços vivos de um Brasil mestiço e pulsante.

Não há Escola mais linda. Todas o são com equidade. Talvez haja a que usou maiores recursos materiais, a que teve um melhor patrocinador, a que teve mais sorte e menos incidentes… Daí, talvez, a diferença entre elas.

Porque em matéria de alegria que contagia, gente bonita e animada, e muita vontade de vencer, todas as Escolas de Samba merecem NOTA 10!!!

Eu sou realmente apaixonada por todas elas!

escola de samba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.