quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Doze, doze, doze

doze

Todos os dias são únicos. Nenhum se repetirá.

Pela contagem do calendário oficial ocidental, hoje é 12.12.12 e, devido à coincidência dos números, muita gente já encheu-o de simbolismos.

Realmente, uma data assim, cheia de números iguais só acontecerá novamente no próximo século. Afinal, doze é o dia que se refere ao último mês do ano. Não existe mês treze, nem quatorze, nem quinze... Então, que venham as crendices para a gente encher de sonhos o nosso dia! É muito bom mesmo sair da rotina.

doze1

Vejamos o que se diz sobre o número doze:

Desde a mais remota antiguidade o número doze serviu para muitas e variadas tarefas.
O povo babilônico estabeleceu sua base numérica em torno do número doze e não em base ao número dez, que é o nosso sistema numérico atual. O doze era a cifra essencial de seu sistema, pois o espaço e o tempo tinham sentido em relação com o doze: doze esferas, doze meses do ano, doze horas diurnas, doze horas noturnas, doze signos e doze casas do zodíaco.
Para a Cabala o número doze é um numero carregado de vibrações e seu simbolismo é interpretado de várias formas. Por uma parte é um número de forte influência sobre a sensibilidade das pessoas. Em certos casos, se associa seu significado com as paixões e com a renuncia pessoal e também compreende os mundos da formação, da criação, da emanação e da ação.
Como número da formação se associa, segundo a doutrina hermética e cabalística, ao pensamento e a mente; como número da criação, as mesmas fontes advertem que o doze aparece imbuído de um simbolismo com referência a saúde, tanto da alma como do corpo; como número da emanação, o doze é interpretado como centro essência dos objetos e das coisas; como número da ação o doze é associado à evolução e ao desenvolvimento, e assim, é considerado como um símbolo ligado a Mãe Terra.
Para a Astrologia o doze é um número de significado harmônico e é identificado com o signo de Peixes, que ocupa o décimo lugar do Zodíaco.
Os alquimistas o consideram cheio de sentido hermético, já que ao ser múltiplo perfeito de três, contém a tríade de elementos essenciais para conseguir transformar a matéria bruta com base das misturas de mercúrio, sal e enxofre, além de conter como divisores os quatro elementos (água, ar, terra e fogo).
Na tradição judeu-cristã o número doze é uma cifra sagrada, um símbolo de pleno sentido, já qu e eram doze os apóstolos, doze as tribos de Israel, doze as pedras preciosas do peitoral do sumo sacerdote, doze as portas da cidade de Jerusalém, a mulher celestial levava uma coroa com doze estrelas; inclusive a Bíblia diz que o número dos eleitos era 12 vezes 12.000, uma cifra que representa a totalidade dos santos.
Um dos preceitos da religião muçulmana estabelece a peregrinação a Meca deverá ser realizada dentro do décimo mês lunar.
Nas tradições chinesas também incluem este número entre seus favoritos, seu Zodíaco está formado por doze animais que completarão um ciclo de doze anos.
A prática tanto do Tai Chi Chuan como do Chi Kung se rege pelo estrito cumprimento das Doze Virtudes de Ouro.
A escala musica está formada por doze graus cromáticos (do, do#, re, re#, mi, fa, fa#, sol, sol#, la, la#, si), o que aproveitou e aperfeiçoou o compositor austríaco Arnold Schönberg em seu sistema dodecafônico serial.

O Simbolismo do Número Doze
Trata-se de um número sagrado e serve para medir os corpos celestes, assim como os doze meses do ano. Doze foi os discípulos de Jesus, 12 os frutos do Espírito Santo, 12 as tribos de Israel, 12 os filhos de Jacob, 12 vezes apareceu Jesus Cristo depois de morto.
O 12 se considera passivo e é o sinônimo da perfeição. Doze vezes 30 graus formam os 360 graus da circunferência.
Os caldeus, os etruscos e os romanos dividiam a seus deuses em 12 grupos. O deus Odin escandinavo tinha 12 nomes, do mesmo modo que os rabinos sustentavam antigamente que o nome de Deus se compunha de 12 letras.  Adão e Eva foram expulsos do Paraíso às 12 horas do meio dia. São 12 as pedras preciosas da Coroa da Inglaterra, 12 as portas da cidade de Jerusalém e 12 os anjos que as custodiavam, segundo o Apocalipse. Segundo João, o Evangelista, em Jerusalém viverão 12 mil homens eleitos.
O 12 representa o sacrifício no Tarô. Nos 12 primeiros arcanos deste jogo se encontra a chave do total de cartas que o compõem. Em Atenas se adotou o sistema decimal e Platão admitia 12 deuses em sua República. Também havia 12 deuses primitivos entre os japoneses. O 12 é o número do justo equilíbrio, a prudência, a forma graciosa. Para os etruscos o céu tinha 12 divisões pelas as quais o sol passava todos os dias, e dividiam suas possessões em 12 províncias. As 12 é a hora do cenit do sol, e 12 é o número da esfera do relógio.” (Helena Gerenstadt)

Leia mais:
http://www.revistasextosentido.net/news/o-numero-12/

Calendário

De tudo que dizem sobre o dia de hoje, o que a gente não pode mesmo é esquecer de procurar ser feliz. A felicidade está no caminho que devemos percorrer todos os dias, sejam quais forem as suas datas!

Para mim, hoje é um dia como todos os outros. Dia de agradecer à Deus pela vida e fazer por onde ter valido a pena pertencer a este mundo! Dia de agir e construir um lugar melhor para se viver.

Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.