Hoje é o Dia da Madrinha.
E madrinha é uma coisa tão boa e tão importante na nossa vida, que a gente até a confunde com fada madrinha…
Na Igreja Católica, não só a madrinha, mas o casal de padrinhos têm papel fundamental na vida do afilhado.
Conheça mais um pouco a respeito.
Padrinho e Madrinha
“Na Igreja primitiva, a vida cristã era muito difícil e incerta. Haviam perseguições aos cristãos, as guerras eram constantes e muitas pessoas morriam prematuramente. Sendo assim, havia a possibilidade de após a morte dos pais, a criança batizada ficar aos cuidados de uma família pagã. Para evitar isto, a Igreja passou a adotar padrinhos, e estes assumiam o papel de pais espirituais. O papel do padrinho é muito importante. Os deveres dos padrinhos são grandes e fazem parte do próprio ritual do batismo. Por isso, exige-se que os padrinhos sejam também batizados e que, recebam instrução sobre os deveres e responsabilidades que assumiram.
Os Padrinhos
Todo mundo sabe, que o padrinho e a madrinha do BATISMO/CRISMA são muito importantes. Não porque passam a ser compadres e comadres dos pais da criança. Mas, sim porque, quando você convida alguém para batizar seu filho, você está escolhendo essa pessoa para ser, simplesmente, o PAIZINHO e a MÃEZINHA dele. Porque com o batismo/crisma a pessoa escolhida passa a ter um parentesco espiritual com o afilhado. Eles assumem o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado, caso os pais faltem ou não possam fazê-lo. A escolha dos padrinhos deve ser feita sob critérios cristãos. Os padrinhos não podem ser escolhidos sob critérios alheios à Fé, como status, interesses, condições financeiras dos padrinhos, simples e puramente amizades e favores. Nem sempre estas pessoas são capazes de dar bons exemplos, e aí, como vão assumir a educação cristã do seu filho, se preciso for?
O padrinho e a madrinha devem ser católicos totalmente iniciados na fé cristã. Daí se exigir deles que tenham os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia, além de no mínimo 16 anos de idade. A responsabilidade dos padrinhos é, de fato, muito grande, por isso é que a Igreja exige certa preparação de caráter catequético. Esta preparação é feita por meio de um curso de Batismo. Pais e padrinhos são obrigados a frequentá-lo se quiserem, é lógico, batizar a criança na Igreja. E neste Curso que pais e padrinhos relembram as responsabilidades que pesam sobre eles, em relação à formação cristã que deverão mais tarde transmitir aos seus filhos e afilhados. Foi por isso que, no artigo passado, dizíamos que é triste ver como tantas pessoas reclamam e tentam driblar com jeitinhos os diversos cursos de preparação para alguns sacramentos. Neles pais e padrinhos tem a ótima ocasião de se prepararem para dar uma preparação espiritual melhor para seus filhos/afilhados e, também, renovarem as promessas do seu batismo, às vezes esquecido há muito tempo.
Sugestões para os padrinhos
- Adquira sempre o hábito de orar por seu afilhado.
- Cultive a amizade do seu afilhado. Multiplique os contatos proveitosos. Lembre-se dos seus aniversários de nascimento e batismo, enviando-lhe uma carta ou lhe oferecendo um presente adequado.
- Quando seu afilhado já tiver idade suficiente, faça com que ele seja matriculado na Catequese da Igreja e que a frequente com a devida assiduidade.
- Encoraje-o para que ele esteja sempre presente aos ofícios religiosos da Igreja.
- Esforce-se para que ele possua a Bíblia e o Livro de Oração Comum e que os leia.
- Esteja sempre que possível, em sua companhia durante os Ofícios Religiosos da Igreja.
Oração dos Padrinhos
Ó Senhor Jesus Cristo, que tomas as crianças nos braços de Tua misericórdia e as fazes membros vivos da Tua Igreja, concede graça, eu Te suplico, ao meu afilhado para que ele cresça na tua fé, obedeça à Tua palavra e persevere em Teu amor, a fim de que, fortalecido por teu Espírito Santo, possa resistir às tentações, vencer o mal, regozijar-se na vida que agora é, e habitar contigo na vida que há de vir, pelos teus méritos, ó misericordioso Salvador com o Pai e o Espírito Santo, vives e reinas um só Deus, pelos séculos sem fim”. Amém.”
(http://avozdesantarita.blogspot.com.br)
Parabéns para todas as madrinhas! Em especial para Simone Pazito, a super madrinha dos meus dois filhos.
Pena que a minha avozinha, que era a minha madrinha de batismo, não está mais por perto de mim! Merecia um grande beijo, pois sempre foi uma madrinha exemplar! Estará para sempre no meu coração.
amei Denise. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns à você que é madrinha da minha filha.
ResponderExcluirBjos tri-comadre