segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sem lástimas, por favor.

                                                                                                                            (Créditos na imagem)

Não demonstre a pena que sente. Quem está na posição desfavorável ficará ainda pior, pois se sentirá humilhado!

Um dos piores sentimentos que podemos receber de alguém é que tenham pena de nós. Uma emoção que não constrói; reafirma o que nos aflige. Ao invés de sentir pena, se solidarizar e estender a mão. Procurar fazer a diferença com ações concretas. Agir em benefício do outro.

Um dia, muitas pessoas já sentiram pena de mim. E demonstraram. Faz muito, muito tempo. E esse sentimento foi tão forte em mim, que eu nunca esqueci. E ainda dói. Sei que a situação foi séria e compreendo que não fizeram por mal... Mas fizeram. Marcaram-me por toda uma vida. E a gente não supera de tudo...

Quem está por baixo sabe que está por baixo, não precisa que exaltem sua situação. Quem não está preparado para aguentar o tranco, que se afaste. Melhor não ficar por perto. Chorar junto, muitas vezes, é até pior. Demonstra que sente pena... Melhor um abraço acolhedor e palavras de incentivo. Lembrar que tudo tem jeito e que onde há vida há esperança... Lembrar que tudo passa, que a vida continua também é bom. E outras coisas assim...

Jamais, em tempo algum, se referir à pessoa pelo que lhe aconteceu. Não a rotule. 

- Essa aqui é a filha do falecido Luiz... Tantas vezes fui apresentada assim. Como odiava! Sentia uma raiva generalizada: por quem se referia a mim daquele jeito, ao invés de simplesmente dizer: essa é Denise; pelo destino que levou meu pai e por ele também, por ter ido embora tão cedo e ter me deixado. Sentia raiva com o coração ingênuo de menina... 

E como resposta, as pessoas demonstravam pena de mim. 

Sofra junto, em parceria. Estenda a mão. Encoraje. Mas sem fazer do sofrimento do outro algo maior e mais desastroso do que já é.

Lastimar só prolonga a dor. 

                                                                                                                               (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.