quinta-feira, 30 de junho de 2016

Baixa autoestima

autoestima(Foto: Norma Pereira Blog)

Que coisa difícil é lidar com gente de baixa autoestima! Estão sempre armados e preparados para contra atacar… Até mesmo quando não há qualquer intenção de magoá-los!

Estão sempre esperando o pior. Ao falar com eles, pisamos em ovos. Uma palavra mal escolhida e… pronto! Confusão armada. Defendem-se como podem. Atiram para todos os lados, procurando a legítima defesa, numa situação de confronto inexistente. Haja paciência!

Quem tem baixa autoestima não tem respeito próprio, espera pouco de si, desvaloriza-se e crê que todo mundo tem a mesma opinião a seu respeito. Portanto é como uma bomba-emotiva ambulante pronta a estourar por qualquer mínima faísca! E as relações interpessoais estão cheias delas…

Quem trabalha em escola ou em outras profissões que lidam com muitas pessoas, consegue identificar o tipo. São facilmente reconhecíveis. Outras vezes, essas pessoas estão dentro da nossa casa… Na nossa vizinhança… Por isso necessitamos investir na valorização do outro, através de atitudes gentis e de outros recursos de acolhimento. Mas não é tarefa fácil.

Quem tem baixa autoestima tem por hábito se vitimizar e está sempre em busca de um culpado. Geralmente são acomodados, porque não acreditam que são capazes de mudar para melhor, ainda que sejam habilidosos e competentes. Realmente, precisam de ajuda. Profissional.

Só que encontrá-los, no dia a dia, dia após dia, cansa…

Um bom remédio, sem dúvida, são boas doses de amor próprio. Recomendo.

selfie(Foto: Obvious)

“Baixa auto-estima é como dirigir pela vida com o freio de mão puxado.” (Maxwell Maltz)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Medo da chuva

Medo da chuva(Imagem: A Sinceridade No Olhar Diz Tudo!)

Noites chuvosas me lembram Raul.

Também lembram que não sou mais a mesma.

Porque a gente aprende…

domingo, 26 de junho de 2016

Propaganda da Caixa em apoio aos seus atletas patrocinados

Rio2016(Imagem: Reprodução)

Sem dúvida, uma das melhores campanhas publicitárias até agora!

A Caixa Econômica Federal contratou rappers para homenagear os atletas que patrocina, nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

“A campanha “Sons da Conquista” começou em abril, com Projota compondo em homenagem ao atleta da paracanoagem Fernando Fernandes. Depois veio Rashid cantando para Arthur Zanetti da ginástica artística. E agora, temos Karol Conka rimando para Joice Silva, lutadora de wrestling. Há ainda uma canção geral da campanha, “Conquista”, composta e interpreta por Edi Rock, do Racionais MC’s.” (b9.com.br)

E ainda vêm mais lançamentos por aí!

Você confere o resultado!

Saiba mais aqui.

sábado, 25 de junho de 2016

Morre Milson Henriques, o criador da personagem Marly

Creuzô(Ilustração: Tasso Lugon)

“O artista Milson Henriques faleceu na madrugada deste sábado (25), no Hospital das Clínicas, em Vitória. O consagrado cartunista, escritor e ator enfrentava uma batalha contra a leucemia e estava internado desde março deste ano.” (gazetaonline)

Saiba mais, clicando aqui.

Sem dúvida, uma grande perda. Meus sentimentos aos familiares e amigos.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Erick Silva acompanha aula show de lutas na Serra

SILVA_ERICK(Foto perfil oficial UFC)

Com luta marcada para o UFC de Brasília, em setembro, o atleta capixaba Erick Silva está no Espírito Santo em um descanso ativo – sem a interrupção total das atividades físicas.

Porém, nesta sexta-feira, 24/06, às 19h30, ele acompanha uma aula-show, dada por amigos lutadores, na Academia Fórmula, do Shopping Mestre Álvaro, na Serra.

A aula será aberta a convidados e os interessados podem se inscrever, a partir de hoje (23), na recepção da academia, que fica piso L, embaixo da praça de alimentação.  

Ao final do evento, Erick estará disponível para fotos e autógrafos. 

Para os fãs, imperdível.

Bora prestigiar a prata da casa!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Um retrato na estante de alguém…

porta-retratos(Foto: Reprodução)

Dica do dia (ou da noite):

"Um dia seremos apenas um retrato na estante de alguém, depois nem isso "... Com muito esmero, talvez, o nome fique numa estátua, nome de rua ou praça... Por isso o tempo é agora, o dia é hoje e o investimento cai na conta da alma!

(Igor Brito Leão)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Família: o que nos define

DSC05950

O que mais alegra o coração de uma mãe? Saber que seus filhos estão felizes, sem dúvida. Não há um só dia que este não seja o principal objetivo nosso, mães.

Fazemos por onde. Fazemos o possível. Buscamos o impossível. Desafiamos o destino. Compramos todas as brigas, se preciso for. Não há limites, não há obstáculos, não há o que segura uma mãe à procura da felicidade de seus filhos! Mas a tarefa é árdua… Sem tréguas. Ininterruptamente, dia e noite. Foco total.

Somos fera, somos super heroínas, somos intrépidas batalhadoras.

Quando eu era pequena, era a filha. Não sei se fui boa na “função”. Tentei. Cresci e me tornei mãe. Dois filhos homens que me tornaram destemida guerreira. Cada um do seu jeito, deram sentido à minha vida. Deram um motivo para acordar a cada manhã e lutar por um objetivo: contribuir efetivamente pela sua felicidade!

Continuo sem saber se estou sendo boa nesta outra função. Mas, igualmente, tento. Dedicação total. Sintonia afinada com as necessidades e anseios dos meus garotos, perpetuação minha.

Não saberia existir sem eles. Não teria valor nenhum sorriso meu, nenhuma palavra, nenhum gesto…

Nossa pequena família é o que nos define.

(Parabéns, Gustavo! O aniversariante do dia!)

segunda-feira, 20 de junho de 2016

“Pai, começa o começo!”

1tangerina(Foto: Reprodução)

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia:

– Pai, começa o começo! O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras.

Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes,  dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. 

Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…..

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.

O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:

- Pai, começa o começo! Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.

Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o  começo”.

(Autor Desconhecido)

domingo, 19 de junho de 2016

A varanda da Rua Porto Alegre

rua da saudade(Imagem: Reprodução)

Havia uma varanda na frente da casa, que dava para a rua movimentada. Vivia empoeirada. A gente quase não ia lá…

Descendo uns três ou quatro degraus, com piso de mármore branco, chegava-se ao nível da calçada, onde havia um portão de ferro pintado de cinza, sempre trancado por um cadeado, e onde ficava a caixa de correio.

A parede da varanda era pintada de azul claro. Nela havia uma mesa de ferro e três cadeiras acolchoadas, que quase ninguém sentava…

Não lembro se havia plantas. Acho que não. Talvez algum quadro pindurado… Faz tanto tempo!

Não recordo dos detalhes. Só da sensação de segurança que toda aquela casa me dava, começando pela varanda…

Era assim a entrada da casa da minha avó, na Rua Porto Alegre, no Engenho Novo. E, hoje, especialmente, estou com uma saudade enorme daquele lugar…

tem-muita-saudade(Créditos na imagem)

sábado, 18 de junho de 2016

As três peneiras


as-tres-peneiras                                                                                                                              (Imagem: Reprodução)

“Um homem, procurou um sábio e disse-lhe:

- Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...

Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras?

- Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?

- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!

- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

- Não! Absolutamente, não!

- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

- Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!

Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque pessoas sábias falam sobre idéias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas.”

(Texto atribuído a Sócrates)

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O que não dá para mudar…

decepção1(Foto: Reprodução)

Nem tudo muda o tempo todo. Há coisas e pessoas que parecem ser imutáveis...

Comportamentos, hábitos, valores... Muitos deles nos caracterizam tanto, e sempre, que não há como sermos diferentes! Já reparou?

A gente até se esforça. Aprende um monte de coisas novas. Conversa com um e com outro. Lê notícias nos jornais e na web. Informa-se. Forma-se. Sem dúvida, renova-se. Aprimora-se. Mas...

Existem certas coisinhas que vêm lá da infância, ou como resultado da história de vida, ou do próprio temperamento e personalidade, que não mudam mesmo! Todo mundo é assim. O jeito é aprender a conviver consigo mesmo, conhecendo os seus limites e possibilidades para contorná-los ou confrontá-los e seguir à diante.

Eu, como todo mundo, tenho muitas qualidades e vários defeitos. Conheço todos. Alguns, com certeza, são mais desafiadores. Por isso vivemos à procura dos nossos pares: amigos e amores, com afinidades e pontos em comum. Assim temos mais chance de não nos decepcionarmos com quem está mais próximo e queremos bem.

Porém, infelizmente, sempre surgem surpresas e, por conseguinte, descartes. Fazem parte da vida.

Outra coisa que não muda...

confiar de novo(Imagem: Reprodução)

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cansaço

cansaço(Ilustração: Luiz Lentini)

O que lhe deixa mais cansado?

Trabalhar o dia todo? Uma noite mal dormida? Ficar por muitas horas de pé? Ou no computador? Aturar gente chata e inconveniente? Resolver questões burocráticas infindáveis? A rotina de ficar sem dinheiro antes do final do mês? Esperar ansioso pelo telefonema que teima em não acontecer? Discutir com quem domina o poder da grosseria? Viver uma vida que você não escolheu?

Tudo isso cansa... e muito! E ainda poderíamos listar muitas outras coisas, mas já cansei só de pensar nestas! São desgastantes demais. E, muitas vezes, inevitáveis.

Algumas pessoas procuram o desconforto e o cansaço. Masoquismo, talvez. Não é o meu caso. Trata-se de pura necessidade. Coisas da vida.

Quem por, vez ou outra, não tem pela frente um mala sem alça com um caso comprido para ajudar a resolver? Quem não vê sua conta bancária no vermelho, porque as contas da farmácia e do supermercado foram maiores do que se pensava? Salário congelado é salário defasado... E as necessidades da vida não se furtam por causa disso.

A gente cansa sim. É humano. Às vezes chora, xinga, esbraveja, cospe fogo... Outras vezes, fica encolhidinho, na cama, esperando o outro dia chegar... Vai que as coisas melhoram!

Porque nada melhor que um dia atrás do outro. E uma boa xícara de café.

Forças renovadas.

terça-feira, 14 de junho de 2016

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Pesar!

Sem palavras…

Porque nenhuma delas consegue explicar a intolerância…

triste6

E nenhum ato de violência.

“Matar 50 pessoas desarmadas, fora de um conflito de guerra, que estavam apenas se divertindo é uma covardia insana. Escolher um grupo específico da sociedade, por sua crença, cor, cultura ou orientação sexual, agrega à covardia um ódio que brota da intolerância. E a lembrança, triste demais, sobre o quanto ainda a humanidade precisa avançar em questões básicas para o convívio humano.” (Altair Freitas)

Nossos sentimentos aos familiares e amigos dos(as) mortos(as) e feridos(as) no atentado contra a boate Pulse, em Orlando, Flórida, nos EUA.

domingo, 12 de junho de 2016

Namore a vida!

amor e luz(Imagem: Reprodução)

Namore a vida!

Namore o dia!

Namore a sua paz!

Namore as suas escolhas!

Namore a sua casa!

Namore os sorrisos que te oferecem!

Namore os melhores olhares que você já recebeu!

Namore os seus filhos!

Namore os seus sonhos!

Namore a sua família!

Namore a sua consciência por aceitar cada momento e superá-lo!

Namore as artes!

Namore a natureza!

Namore os animais!

Namore o seu querer e se não tiver um, namore o amor que existe dentro de você independentemente de quem possa estar ou não em sua vida!

Namore a sua capacidade de superar momentos difíceis!

Namore seu namorado e se não tiver um, namore-se!

Namore, apaixone-se por tudo o que lhe faz feliz!

Olhe ao seu redor, busque a reciprocidade, amadureça os seus relacionamentos e escolhas.

Viva em amor!

Feliz Dia dos Namorados!

(Autor Desconhecido)

sábado, 11 de junho de 2016

Permita-se

flores na água(Foto: Reprodução)

Dificilmente o que você deseja irá cair do céu. Talvez até, se um dia cair, você não esteja preparado para receber o presente. Têm certas coisas na vida que precisam ser consentidas… Portanto, permita-se!

Permita-se experimentar o novo. Sem pudores, sem cobranças.

Permita-se ser extravagante. Mesmo sem combinar e sem ligar para o exagero.

Permita-se beijos acalorados. Sem tempo, sem contratempos.

Permita-se sensualizar. Porque há muito de felino em você! E o desejo pulsa…

Permita-se dedicar mais horas para o sexo. Sem censura, sem frescura.

Permita-se ser romântico. E mandar flores. E escrever cartões com poesias.

Permita-se paquerar. Trocar olhares. Trocar emails. Trocar mensagens nas redes sociais.

Permita-se ter um perfil no Tinder. Sem esperar demais. Sem participar de menos. Permita o risco.

Permita-se amar sem limites. Todos os dias, como se fosse o primeiro…

Permita-se querer à distância. Porque é permitido ter esperanças. Pois um dia tudo pode mudar!

Permita-se sentar-se num bar. Frequentar a casa de amigos. Comparecer à festa que você disse que não iria, porque estava cansado…

Permita-se viver, enquanto há vida em você. Mas não deixe de olhar para os lados! Porque pode estar, bem aí, o presente que você espera que caia do céu!

Às vezes, o amor está disfarçado de amigo…

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Eu amo livros!

amor_livros(Imagem: Reprodução)

Eu não resisto! Quando vejo algum livro, novo ou usado, tenho que manuseá-lo, abri-lo numa página qualquer, ler algumas linhas, saber do que se trata. Sou assim.

Nenhum livro tem o direito de me escapar.... Faço questão de expressar minha apreciação sobre seu conteúdo, ainda que à primeira vista, ainda que efêmera. Sou uma crítica em potencial. Mas benevolente.

Livros guardam ideias e sentimentos. Guardam sonhos e valores. Amarram desejos, perpetuam histórias, criam pessoas e personagens, enredos, desfechos. Entrelaçam vidas, aproximam lugares, criam possibilidades.

Alguém já disse: “Livros nos fazem voar”! E eu completo: “Sem contra-indicação”.

Podem ter figuras. Ou não. Podem ser em outra língua. Ou não. Podem ser grossos. Ou não. Podem ser do jeito que forem! Basta serem… livros!

Amo todos.

Afinal, são registros da história do homem. E, também por isso, têm um imenso valor.

eu_amo_livros(Imagem: Reprodução)

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quem te olha, menino?

menino_de_rua(Crédito na Imagem)

Quem te olha, menino?

Quem te vê cheio de sonhos e caraminholas como todo guri?

Quem consegue ler tua alma e afirma que ainda há jeito?

Quem é capaz de ver o anjo que habita em ti?

Quem? Quem?

Quem te olha, menino, e é capaz de te ver?

terça-feira, 7 de junho de 2016

Segunda edição do Encontro de Food Trucks do ES, no Shopping Moxuara, em Cariacica

DSC06948

Hambúrguer montado com waffle, comida de rua tradicional da França, Inglaterra e do Canadá, delícias apimentadas do México, massas tentadoras da Itália, docinhos tradicionais em formato gourmet. Um cardápio variado que promete agradar ao público exigente, que quer aliar a informalidade da comida de rua, com a qualidade oferecida por especialistas da gastronomia.

Assim é o Encontro de Food Trucks do Estado, que chega ao Shopping Moxuara, em Cariacica.

De 9 a 12 de junho, 25 food trucks e bikes foods estarão no estacionamento G1 do shopping, em Campo Grande, apresentando a nova tendência do comércio de alimentos que caiu no paladar (e no bolso) dos brasileiros.

Entre os convidados: Rango do Bem, Fishbones, Tô Frito, Besten, Mineiroca, Mr Esfiha, Point Barbecue, Titans e Steak, Vagamundo,  Mandando Brasa, Panke Kone, Annunciata, Jacques Burguer,  Else, Truck Trick, Sandurritos, Papo de Japa, Sindicato da Fome, Piccole Gelato, Doçuras da Vovó, Bambolê, Palha Gourmet, Cakes and Bakes, Lulu Delicias e Urbano Food Truck.

Point Barbecue                                                                                                           (Foto: Divulgação)

Shows

O consumo será mediante a compra de fichas. O público define o valor que quer consumir e compra no caixa. Serão aceitos dinheiro e cartão de débito. Como estrutura de apoio, haverá um bar oferecendo cerveja, água mineral e refrigerante.

Como complemento cultural, os cantores Bruno Medeiros, Raul Mesquita, Marcos Bifão e Renato Casanova da banda Casaca vão se apresentar no encontro, a cada dia, sempre das 19h às 21h.

O Encontro de Food Trucks é um evento do Shopping Moxuara com entrada gratuita.

Você não pode perder!

(Shopping Moxuara, Rodovia BR 262, Km 5, 6555, Campo Grande, Cariacica. Informações: (27) 3375-5000)

domingo, 5 de junho de 2016

Móbiles das modalidades olímpicas

Esportes1

Para quem trabalha em escola, como eu, uma criativa sugestão de decoração para o ambiente, que veio lá do Rio de Janeiro, Cidade Olímpica. São móbiles criativos, adaptados em bambolês, que para dar o clima dos Jogos Olímpicos 2016, na escola.

O tema, pedagogicamente, é muito rico e promissor! Vale a pena investir.

Esportes

Esportes2

esportes3

esportes4

esportes5

As fotos são de Rosilene Chaves Barbosa.

Use a imaginação e crie novos avatas! Afinal são 42 esportes olímpicos.

sábado, 4 de junho de 2016

Café numa noite de sábado…

café2(Créditos na imagem)

Café todo dia. Toda noite. A qualquer hora.

Mas ainda prefiro abraços quentes…

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Quase sem tempo

robert-weigand-night-and-day(Imagem: Robert Weigand)

Tenho andado ocupada. Muito. Tanto, que nem tenho tempo de olhar as horas… Nenhum marcador de tempo oficial.

Percebo a passagem do dia pelo tanto de vezes que sinto fome, que bebo água, que vou ao banheiro... Embora entenda que deveria cuidar mais de mim. Faltam intervalos, oportunidades.

Quando olho pela janela é dia; quando olho outra vez, anoiteceu. Era verão, já outonou e é quase inverno... E o ar condicionado, configurado na mesma temperatura, nem permite que eu perceba essa mudança. Todos os dias faz 21 graus. E todas as noites. A boa notícia: ainda não gripei.

A vida de todas pessoas é assim tão corrida? Nem sei... Não tenho tempo de observar. Nem leio mais jornais.

Chega o dia do pagamento e o salário passa pela minha conta e se vai rapidamente nos pagamentos feitos. De repente, subitamente, um novo pagamento... E outro. E outro. Lá se vão os meses. E vem o décimo terceiro salário junto com aquela sensação: “Deus do Céu! O ano voou! É dezembro!

E eu não vi! Tenho andado ocupada pela vida toda. Penso que, pelo menos, deveria escrever um livro: foram e são tantas experiências! Só que, pena, não tenho tempo...

Morro e levo tudo comigo. E, aí, terei a eternidade para lamentar o meu "não viver".

Preciso curtir mais a vida.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Ideias criativas para comemorar o Dia dos Namorados

Dia dos Namorados chegando… Já teve alguma ideia criativa e inspirada para fazer a diferença? Nada de repetir a mesma coisa sem graça de todos os anos!

Pesquisei por aí e apresento algumas boas (e práticas) dicas para vocês, todas publicadas originalmente no blog Hora de Diva. No link, você encontra mais detalhes.

dica1

dica2

dica3

dica4

dica5

dica6

dica7

dica8

dica9

dica10

dica11

dica12

dica13

dica14

Está em tempo. Organize-se e mãos à obra.

Vocês merecem esse carinho! Porque, no fundo, você também vai curtir…  Winking smile

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Bem-vindo, junho!

junho1(Imagem: Reprodução)

Adoro recomeços.

Sempre temos novas chances de fazer diferente…

Bora aproveitar.