Não adianta ser bom, se você não estiver no lugar certo!
Como peças em engrenagens, podemos ser aquela mais moderna, a de melhor acabamento, a que tem a melhor função a executar, a mais precisa… Mas se não estivermos posicionadas no local ideal, para o seu melhor desempenho, o aproveitamento apresentado estará comprometido.
Chamarei isso de sintonia. Ser bom não basta. Tem que estar em sintonia com o lugar que ocupa no mundo!
Esse fenômeno acontece nos relacionamentos amorosos, familiares, profissionais. É preciso encontrar o seu par ideal, o seu lugar ideal, o seu trabalho ideal.
Minha avó, na sua simplicidade e sabedoria infinita, já dizia: “Quando Deus fez a panela criou uma tampa pra ela…” Panelas podem ser tampadas com tampas de tamanhos diferentes, sem dúvida, mas a tarefa se torna mais difícil e pouco recomendada.
Ideal seria que cada panela tivesse a sua própria tampa, prontinha para ser usada. Facilitaria o trabalho das cozinheiras e donas de casa. E o cozimento seria mais eficaz.
A questão é que, muitas vezes, ficamos insatisfeitos com o resultado do nosso trabalho ou com sucessivos problemas em nossa relação afetiva. Nos cobramos. Deprimimos. Mas não avaliamos se a nossa peça está na engrenagem errada!
Será que o problema não está fora de nós mesmos? Não quero dizer que está no outro. Sem culpas ou culpados! Quero dizer que pode estar na falta de sintonia: panelas com tampas de tamanhos diferentes. Ótimas engrenagens, com excelentes peças, em lugares trocados, não irão funcionar!
Está na hora de avaliarmos o nosso lugar no mundo. Afinal, é quaresma.
Mudar é preciso. Sempre.
É verdade. Mudar é mesmo preciso.
ResponderExcluirBeijinhos