(Foto: G1/Reprodução/Imgur/whosalec)
Sinto muito se você não pensa como eu, mas, na minha opinião (e pela Legislação Brasileira), celular achado e não devolvido é apropriação indébita! É crime.
O percentual é alto: 100%! Simplesmente todas as vezes que alguém da minha família perdeu o celular, ele nunca foi devolvido! Fico pensando até se tem mais gente desonesta que honesta neste mundo…
Já aconteceu comigo, com cada um dos filhos meus, algumas vezes! Perdemos? Ah, perdemos mesmo!!! Sem dúvida.
Ao contrário, já encontramos muitos aparelhos e todos foram entregues aos seus donos, sem exceção. Honestidade se aprende em casa. Não só com palavras, mas com modelos! Se pratica, desde novinho.
Continuaremos devolvendo todos os celulares que encontrarmos. Faremos a nossa parte. É, acima de tudo, uma questão de cidadania. É ético. É lei.
E para cada celular nos roubado, um outro será comprado. Com dificuldade, certamente, mas com lealdade e dignidade acima de qualquer coisa. Afinal, dinheiro obtido através do trabalho é abençoado.
CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza:
Parágrafo único - Na mesma pena incorre:
II - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro no prazo de 15 (quinze) dias.
Eu partilho da sua opinião. Encontrou, devolveu.
ResponderExcluirPena que as nossas sociedades de hoje, estejam a perder valores!
Bom FS
Triste demais...
ExcluirMas vamos em frente, distribuindo comportamento corretos e atitudes honestas. Assim, pelo menos, dormiremos em paz.
Desculpe, mas seu texto possui uma incorreção, quando você encontra algo e não o devolve não se tem roubo, mas sim apropriação indébita. Roubo é a subtração para si, ou para outrem, de coisa alheia móvel, mediante grave ameaça ou violência a pessoa.
ResponderExcluirObrigada. Devidamente corrigido.
ExcluirDa próxima vez, procure identificar-se. Gosto de saber com quem falo.
Um abraço.
Concordo, mas a burocracia é muito grande, meu filho achou um LG (celular) sem o chip da operadora, estou tentando achar o proprietário tanto através da Anatel, operadora ou fabricante, mas não obtive sucesso e nenhuma de minhas buscas
ResponderExcluir