domingo, 16 de março de 2014

Diabetes e Hipoglicemia. Que dupla!

diabetes2

Sempre ouvi falar de diabetes. De longe. E tudo que eu sabia resumia-se em quem tem a doença não pode comer açúcar!

Com o tempo, aprendi também, que alguns diabéticos precisavam tomar insulina. Ponto. Nada mais.

Somente mais de quarenta anos depois, é que eu realmente conheci a doença. De perto. E, cada dia, aprendo mais sobre ela. Na prática.

Eu não sou portadora, mas meu filho caçula é. O que é quase a mesma coisa.

Não poder comer açúcar e ter que tomar insulina são informações meramente iniciais, para se começar uma conversa, que é muito mais complexa!

Aprende-se, mesmo, sobre diabetes, convivendo com ela!

Alguns pressupostos básicos a gente precisa aprender rapidinho. A família inteira precisa mudar seus hábitos. A geladeira da casa muda radicalmente de opções! Fica mais colorida e natural. Os horários necessitam ser mais rígidos e todos passam a comer alimentos muito mais saudáveis.

As idas ao supermercado demoram mais, porque temos que ler os rótulos dos alimentos com mais atenção. E é triste constatar que quase tudo, que é industrializado, leva açúcar!

alimentos

Além disso, os laços entre todos da família se estreitam e uns passam a contar com os outros, de um modo mais intenso. E é mesmo necessário.

Mas a grande vilã, por trás de toda diabetes, é a hipoglicemia. Uma doença que eu jamais iria relacionar à ela, enquanto era leiga! Pareciam antagônicas. Mas a relação é muito simples.

Como o diabético faz uso da insulina, por medicação, se não come o suficiente ou se demora para se alimentar novamente, a taxa de glicose cai e a pessoa tem os sintomas da hipoglicemia. Precisa ser socorrida com urgência. Conheça mais sobre esta doença aqui.

Não é brincadeira viver sob a ameaça de uma hipoglicemia severa. Mães de crianças e jovens portadores da diabetes Mellitus tipo 1, como o meu filho, conhecem bem o drama de dormirem com um olho só… Pois precisam ir de zero a cem, em qualquer momento, durante a madrugada, se for necessário! Já aconteceu conosco.

São muitas histórias que todos temos para contar. Histórias nem um pouco bonitas. Mas a boa notícia é que a hipoglicemia pode ser evitada. Basta que se controle a glicemia, através da averiguação da concentração de glicose no sangue, e se alimente regularmente, na quantidade satisfatória. Pronto. Tudo bem.

glicemia

Eu sei que falar é mais fácil, do que viver... Especialmente quando se tem dezesseis anos e se está no auge da adolescência.

Ainda mais, quando se tem uma hipo no meio de um Shopping, às três da tarde e, desorientado, fica-se vagando pelos corredores… Quando, de repente, um espertalhão aproveita para furtar ou apropriar-se do seu celular!

Pura maldade. Mas acontece.

E a gente sobrevive.

2 comentários:

  1. Como diabético que sou (tipo II) costumo dizer a brincar que a diabetes é uma doença para gente culta! Digo isto porque o doente dessa doença tem que ler muito sobre alimentação - ele deverá ser o médico dele próprio. O segredo é o cuidado alimentar, exercicio e manter a qualidade de vida, vigiando a glicémia através das fitas de teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Helder. E enquanto o diabético não é adulto, cabem aos pais este papel. No meu caso específico, cabe a mim cuidar do meu docinho. Obrigada pela participação. Apareça sempre.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.