De todos os lugares que já conheci, aquele que tem mais cultura por metro quadrado é o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá você pode encontrar uma boa mostra do conhecimento acumulado pela humanidade, em vários segmentos da Ciência.
Da Pré-História aos tempos atuais, da terra e do espaço, da natureza e do culturalmente produzido: está quase tudo lá! A gente consegue mergulhar numa verdadeira enciclopédia, passando pelos inúmeros recintos do museu.
O próprio prédio já faz parte da nossa história: foi a moradia de Dom Pedro II, durante seu longo governo, quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil! As portas, escadas, paredes e tetos decorados dão clima ao local. Os mais sensíveis podem captar a atmosfera do lugar. Comigo é assim!
Numa visita ao museu, dá para notar que, naquela época, a arquitetura dos palácios não utilizava corredores para circulação. Um cômodo se comunicava com o outro. Um verdadeiro labirinto. E, hoje em dia, todos eles estão recheados de coisas interessantes para a gente ver, admirar e aprender!
Saímos de lá com a cabeça fervilhando de conhecimentos novos e o coração carregado de sentimentos variados, após um verdadeiro passeio pela memória e pelo conhecimento, através do tempo.
Quando vou ao Rio, bato ponto no Museu Nacional. É o passeio que não deixo de fazer. E sempre existem novidades. Tenho certeza que você gostará muito.
O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, bem ao lado do Jardim Zoológico da cidade, no bairro de São Cristóvão. Sugiro, se for possível, que você vá de trem, pela linha da Central do Brasil. Aí o passeio fica mesmo completo.
Recomendo com louvor!
Foi apenas uma pequena mostra da enormidade de informações que você encontra por lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.