Hoje passamos o dia com os alunos e alunas da escola em que trabalho, num clube, em Vila Velha. Ainda estamos comemorando a Semana das Crianças.
O clube tinha muitas opções de lazer e, entre elas, uma grande piscina onde as crianças e adolescentes puderam se divertir à vontade. Contamos com o apoio dos olhos atentos de dois salva-vidas: um do próprio clube e outro da Prefeitura de Vitória, que nos acompanhou.
Além de vigiar a galerinha dentro d’água, os salva-vidas também tinham que vigiar a roupa que usavam. A regra era clara: meninos podiam entrar de sungas, shorts, bermudas e até calça comprida e as meninas só de roupa de banho (biquinis e maiôs)! Todas que quiseram entrar com seus shortinhos de lycra foram impedidas.
Fiquei bolada com isso. Por que um tratamento tão diferenciado? Machismo somente? Mulheres precisam mostrar o corpo obrigatoriamente, enquanto os homens não? Perguntei a um e a outro, o motivo de tal tratamento desigual. A resposta demorou, mas veio: orientação da administração do clube, porque meninas podem estar menstruadas!!!
Fala sério! Eu sempre nadei e nunca a menstruação me impediu de cair em nenhuma piscina, na minha vida. Sempre fui orientada, pelos professores e treinadores, que a pressão da água evita que o fluxo vaze. E é verdade. Imersa, a menstruação não escorre! A água fria contrai os vasos sanguíneos, e, por isso, dificulta a vazão do sangue. É fato.
Mulheres não podem ser tratadas diferenciadamente por causa da possibilidade de estarem menstruadas! Considero isso um desrespeito! O tempo passou, mas ainda continuamos sendo tratadas com preconceito pela sociedade.
Se a intenção do clube é cuidar da higiene da água e preservar a saúde de todos, deveriam fazer exame médico antes do acesso à piscina. Simples assim. Negar a entrada das mocinhas com shorts e permitir os meninos com qualquer vestimenta é, no mínimo, constrangedor.
Eu não aprovei este tratamento. Até porque fui nadadora e jamais sofri qualquer prejuízo como este. E, à propósito, nem toda menina de short está, obrigatoriamente, menstruada! Já ouviram falar em moda ou, simplesmente, recato?
Informação não faz mal a ninguém. Preconceito faz.
Concordo com vc Denise, é muito machismo... Nem todas estavam menstruada, algumas pq não gostam de ficar só de biquíni!
ResponderExcluirConcordo plenamente! Preconceito. E a gente sabe que é preconceito quando as explicações e os argumentos faltam e a última resposta que você recebe é: "São normas da empresa". Lamentável.
ResponderExcluirThalita!
Preconceito a gente percebe mesmo de longe... Não há desculpas que o disfarce, porque seus fundamentos são rasos!
ResponderExcluir