Hoje é o Dia do Macarrão. Segundo dizem, essa massa chegou à Itália, levada pelo navegador Marco Polo, e de lá se espalhou para todo o mundo.
Aqui no Brasil, caiu no gosto popular e passou a fazer parte do nosso cotidiano. Está presente na mesa dos brasileiros sob diferentes formatos. Basta mudar o molho.
Como bisneta de italianos, cresci tendo o macarrão como o prato principal do almoço de domingo. Massa fresca, feita em casa. Minha avó Dora, cercada dos netinhos interessados em colocar, literalmente, a mão na massa, ia para a cozinha. Juntos, passo a passo, a iguaria ia sendo preparada. Um verdadeiro ritual, polvilhado à farinha de trigo com ovos!
Mas o molho era um capítulo à parte. Sempre preparado com tomates vermelhinhos e pedaços grandes de carne de boi, era cozido por horas. Nada de extrato de tomates, nada de artificial.
A combinação ficava perfeita. E, para finalizar, por cima, queijo ralado. Não precisava mais nada! Mas ainda era servida uma salada de tomate e alface, com ovos cozidos. Dá água na boca só de lembrar.
Eu nunca mais comi um macarrão assim…
No Dia do Macarrão, a homenagem vai para todas as nonnas, com suas mãos maravilhosas, para o preparo de massas e molhos!
Acredite, preparar o macarrão pode ser prova de amor…
E deixará saudades!
Quem quiser comemorar o dia, com um jantarzinho especial, poderá encontrar boas receitas clicando aqui, aqui ou aqui. São sugestões da minha xará e amiga, dona do blog Pitacos Culinários.
Quem sabe você estará começando uma nova história?!