sábado, 5 de janeiro de 2013

Fireboy & Watergirl

fireboy_and_watergirl

Você conhece esse jogo?

center_fire_water

Fireboy & Watergirl (Menino Fogo e Menina Água) é um jogo facilmente encontrado na internet, disponível para jogar online. Eu também não conhecia, mas fui apresentado pela minha sobrinha Maria Clara, de onze anos e, desde então, é o nosso passatempo predileto.

O game é jogado por duas pessoas, ficando cada uma com o controle de uma personagem. O objetivo é conduzir os dois amigos poderosos, usando seus poderes de fogo e água, para conseguirem ultrapassar as diferentes fases e conseguirem chegar até o final!

Para mim, o mais legal é que é um jogo de parceria e não de competição entre os participantes. Para vencerem os obstáculos, necessariamente, um deve ajudar o outro.

O Menino Fogo e a Menina Água são igualmente importantes, em todas as fases, dessa aventura. Se um perde a vida, o outro também não se salva! Mas é possível recomeçar inúmeras vezes.

No final de cada fase é atribuído um conceito avaliativo, dependendo da desenvoltura dos amigos. E a cada vez que jogamos, vamos ficando mais afiadas e melhorando nossa performance.

Fireboy & Watergirl é mais do que apenas um jogo divertido. Ele traz algumas lições que podemos aproveitar na nossa vida.

A primeira delas é o espírito de equipe. Duas pessoas podem jogar juntas, sem ter que uma ser melhor do que a outra. Perde-se juntas. Ganha-se juntas. E isso estreita laços, motiva a melhoria de ambas e diminui a angústia da competitividade.

A vida, tal como no jogo, apresenta-se em diferentes fases, e cada uma delas, composta por obstáculos dos mais variados. E, se tivermos um parceiro na jornada, fica tudo mais divertido e fácil de ser vencido.

E, tal como no game, esse companheiro não precisa ser parecido conosco. O menino é de fogo, a menina é de água. E quando estão juntos, um não interfere no outro. Eles não se fazem mal. Bonito isso. As diferenças só somam, não afastam.

Maria Clara fez-me um grande favor ao apresentar-me o game. Sem querer,  deu-me a chance de tornar-me uma pessoa melhor.

E agora eu passo adiante.

Aproveite as férias!

fire

(Dedico este post à mãe da Maria Clara, minha irmã, que é a minha parceira desta vida.)

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.