segunda-feira, 24 de abril de 2017

Por um mundo mais tolerante!

NSdaPenha1(Imagem: G1)

Hoje é o dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Durante todo o final de semana, foram realizadas muitas romarias, missas, festejos, shows religiosos e culturais, em sua homenagem. A tradição católica é bastante significativa aqui no estado. Mas não é a única.

O estado conta com um grande número de evangélicos e representantes de outras religiões. Seria bom se todos vivêssemos em harmonia, preservando e favorecendo o respeito mútuo. Afinal, todos objetivamos, em teoria, os ensinamentos do bem.

Entretanto, vez ou outra, a gente se depara com ações que nos mostram o contrário. A intolerância e o preconceito são sentimentos que traduzem a arrogância de se julgar melhor que o seu irmão… Bem diferente do que é proposto por Deus.

A verdade é que cada um escolhe um caminho para traçar, baseado nas suas experiências de vida, na sua história familiar, nas crenças que lhe foram apresentadas. Inclusive a pessoa também é livre para não escolher religião alguma. Não nos cabe julgar as opções de ninguém. Cada qual sabe do que lhe completa e o que lhe faz feliz!

Viver a diferença, inclusive na opção religiosa, é direito básico adquirido pela Constituição. Respeitar para ser respeitado.

Fiquei triste ao ver pessoas saindo de um determinado grupo de whatsapp, do qual faço parte, quando foram compartilhadas belas cenas da Romaria dos Homens, durante a Festa da Penha, deste ano.

Por mais que a pessoa não compartilhe daquela fé, acredito que testemunhar aquele maravilhoso espetáculo de testemunho coletivo só possa fazer bem… No mais, considero o ato como intolerância religiosa. E isso não agrada a ninguém! Nem a Ele. Sem contar que a Festa da Penha e suas manifestações, já estão incorporadas à tradição popular do estado!

Como católica, rogo à Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Penha, para que as pessoas se tornem mais tolerantes com o irmão, não só na religiosidade, mas em todas as diferenças! Amém.

E viva Maria, mãe de Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.