sábado, 15 de outubro de 2016

Bons professores

DSC07586

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...” (Rubem Alves)

Professores são poderosos. São formadores, informadores, capacitadores, apontadores de caminhos. Enganam-se os que não os temem, os que os minimizam, os que os depreciam. Uma classe que, talvez, não tenha consciência da força que tem!

Ganham mal, são pouco reconhecidos e gastam a saúde no confronto diário, com o uso da voz, seu principal instrumento de trabalho. Muitos não conseguem pagar um bom plano de saúde…

Bons professores são articuladores. Muitas vezes, precisam fazer acordos com os alunos, num toma-lá-dá-cá, cujo saldo é a garantia da aprendizagem. Regras coletivas para a sala de aula; visitas pedagógicas e passeios ao final do trimestre. Quem não gosta de atividades extra classe? Mil e uma possibilidades válidas, para que as aulas aconteçam e todos fiquem satisfeitos. E aprendam!

Bons professores são aconselhadores. Alunos contam para eles, muitas vezes, o que não contam para os pais… Uma questão de confiança. E, portanto, precisam agir com segurança e responsabilidade. Fazer encaminhamentos. Segurar na mão. Dar o ombro para chorar. Ajudar a tomar atitudes. Professores são, antes de tudo, amigos.

Bons professores são grandes mestres. Ensinam como ninguém! Não tem tempo feio, em se tratando de dificuldades. Compreendem o aluno na sua individualidade e enfrentam qualquer desafio. Levam o aluno a crescer, a desenvolver-se, a ir além! Buscam parcerias. Não se conformam com entraves. Alunos desafios são bem-vindos, como qualquer outro, porque eles sabem que são professores para todos.

Bons professores fazem a diferença! Quem passa pelas mãos e recebe os ensinamentos de um bom professor não será mais o mesmo. Terá ferramentas para enfrentar o mundo. Aprendeu o que terá que fazer para correr atrás de suas metas e terá as bases para edificar seus sonhos!

Valores, informações, conhecimentos, tradições, cultura, jogo de cintura, bom humor, sensibilidade são sinais dos bons professores. E outras mais. E eles têm o poder de marcar, para sempre, coração e mente de todos aqueles com quem dividem sua sala de aula.

Como disse, bons professores são poderosos! Respeito é bom e todos eles gostam. Carinho e reconhecimento também. Salário digno. E valorização profissional. É pedir muito? Acredito que mereçam bem mais!

No Dia do Professor, não poderia deixar de prestar-lhes esta justa homenagem.

Parabéns, mestres!

Afinal, vocês educam as pessoas que irão transformar o mundo num lugar melhor para se viver. Que responsabilidade!

DSC07591

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.