quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Digas o que postas no Face, que te direi quem és!

facebook4

Digas o que postas no Face, que te direi quem és!

Esta é a adaptação do conhecido ditado popular (“Digas com quem andas, que te direi quem és”), para os tempos atuais. Ficou tão verdadeiro…

Se você tem um perfil no Face, tenho certeza que vai concordar comigo. Cada um se mostra, direitinho, através do que posta ou do que curte e compartilha.

Tem o chato, o metido a engraçadinho, o negativo, o polêmico. Mas o que me incomoda mais é o ofensivo. Aquele que não está nem aí e fala o que lhe vem pela cabeça, sem o menor respeito por quem vai ler. Fica faltando, no mínimo, ética.

Fotos de bebês que não nasceram (abortos) são de profundo mal gosto. Você tem o direito de ser contra, mas daí a ilustrar sua opinião é torná-la muito agressiva! Outras fotos impactantes similares não acrescentam nada, pode acreditar. Chocar não mudar a opinião de ninguém, só torna o ambiente virtual pesado.

face2

Ofensas através de indiretas? O Facebook está cheio. Falar mal do governo e dos funcionários públicos se tornaram moda ultimamente, sem a preocupação de ofender uma classe inteira de profissionais. Injusto, com certeza. É preciso mais responsabilidade na hora de separar o joio do trigo!

Pitacos religiosos, como aqueles que pedem para você curtir, comentar ou compartilhar, de acordo com sua fé, também deveriam ser descartados. Só criam desarmonia. E ainda tem gente quem insista em realçar as diferenças, achando graça no nada cômico…

Realmente, o Face está cheio de gente sem noção… E o que é pior, não percebem! Continuam se mostrando por dentro, através do que colocam por fora. Assinam embaixo.

E a gente fica mesmo numa saia justa. Se cancelar a amizade virtual, corre o risco da “amizade” ir por água abaixo, na vida fora da telinha. O que fazer então?

Vou contar a minha estratégia. Simplesmente oculto o que me agride, me aborrece ou não me acrescenta nada. A mensagem pode continuar lá, mas eu me poupo e não vejo mais!

Aprendi que com certas pessoas não adianta rebater. Trabalho em vão. Retrucar com elas é piorar as coisas! A melhor resposta é o silêncio. Ignorar.

face1

Já quem é feliz, bem resolvido, repassa alegria e ânimo! Posta mensagens otimistas, bem humoradas. Quem é idealista aproveita o espaço para promover reflexões e ganhar seguidores. Quem é esperto aproveita o site para ampliar suas oportunidades…

A verdade é que precisamos no policiar. Vamos combater os nossos exageros. Não são só as informações pessoais que não devem ser explícitas, como endereço ou número de telefone.

O nosso humor, a nossa personalidade, os nossos valores também formam a nossa identidade. Através do que falamos e do que postamos, nos mostramos por dentro. E para quem tem tantos amigos como nós, isso pode ser embaraçoso…

Fica a dica.

facebook

facebook1

(Dedicado a todos os “amigos” que me inspiraram a escrever este texto!)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Shopping Praia da Costa: dez anos fazendo parte da minha vida!

DSC08320

Um depoimento da vizinha e frequentadora mais assídua

Há exatos dez anos, em vinte e nove de outubro de dois mil e dois, Vila Velha estava na maior agitação, pois era o dia da inauguração do primeiro grande Shopping da cidade: o Praia da Costa. Até então o mais próximo que tínhamos ficava em Vitória, na capital do estado.

Uma festa, com certeza, para nós, que moramos do lado de cá da Terceira Ponte. Eu, como cidadã absolutamente urbana, não poderia deixar de prestigiar o acontecimento. E eu estava lá, no seu primeiro dia de existência. Lembro bem; fui à noite, na saída da escola, e fiquei encantada com tudo que vi, porque representava muito para a nossa cidade. Era o progresso que estava chegando para ficar.

Mal sabia eu, que não estava recebendo, como vizinho, apenas um belo e inacabado prédio, com corredores cheios de lojas coloridas e vitrines convidativas. Eu estava ganhando um companheirão!

Pode parecer engraçado, para quem não vivencia a experiência de ter uma família pequenininha e alguns poucos amigos. Alguém que migrou para cá, das bandas do Rio, tem horas que se sente muito só. E solidão demais dói... E sempre que me senti assim, corri para lá. É vida pulsante para interagir com qualquer vazio!

DSC08314

A minha história de vida se mistura com a do Shopping Praia da Costa. Morando quase ao lado, tive o meu roteiro de ida e vinda do trabalho, passando por suas galerias, anos a fio. Vi nascer cada loja aberta, assim com testemunhei as que fecharam.

Sempre soube de cor a posição de cada uma delas, todas as estavam em liquidação e, até, se os preços valiam mesmo a pena. Cheguei a ser fonte de consulta dos meus amigos.

Não que eu seja consumista. Ao contrário. Como professora, o dinheiro sempre foi contado. Mas exatamente por isso, me especializei em comprar produtos bons e baratos. Praticamente uma consultora especializada!

Mas não é só para comprar que serve um Shopping. Ele é fonte de cultura e lazer. Nestes dez anos, aprendi muito com tudo que vi por lá.

Muitas exposições enfeitaram de cultura seus corredores. Muitos desfiles trouxeram a Moda de fora para cá. Até já sambei com a GRES MUG que fez uma linda apresentação pelos seus corredores, com direito à passistas, bateria nota dez e o casal de mestre sala e porta bandeira.

Conheci gente famosa… Algumas vi de longe (ou de pertinho) por lá…

DSC07232[7]

daniele v

Já curti rock do bom, com o show dos Big Beathes, na área de eventos do L1, e muitos happy hours com direito à música ao vivo da melhor qualidade, na Praça de Alimentação! 

Já presenciei a Leader tocando parabéns para seus funcionários, enquanto eles cantavam e faziam coreografias animadas pelos corredores da loja!

Já estive com meu grande amor, em horas encantadas de romance e sedução, nas poltronas das últimas filas dos seus sete cinemas.

Já vi filmes maravilhosos, em cada uma das sete salas. Lembro que me impressionei com a qualidade do som, quando assisti pela primeira vez, ao filme que não lembro mais.

Já enfrentei longas filas e fiz muita promessa para ganhar carros, apartamentos e uma infinidade de prêmios nas promoções de Natal, Dia das Mães, dos Namorados... Sempre em vão! Ai de mim, uma esperançosa em potencial…

Já li livros infantis para as crianças quando estavam começando a ler. Já comprei sabonete de eucalipto que perfumava todo o banheiro, no Mundo Verde. E nunca mais achei para comprar por lá! O que é uma lástima…

Já tomei uma tonelada de casquinhas do Bobs, McDonald e Girafas. Almoços em quantidade sem fim, já que não gosto de cozinha…

Já ri muito das piadas de amigos, enquanto comíamos uma pizza gigante com guaraná, e as crianças brincavam nos variados brinquedos armados e desmontados, em diferentes épocas, de todos esses anos!

Meu filho, quando tinha cinco anos, foi chamado para experimentar alguns produtos e dar sua opinião sobre as lembrancinhas que seriam distribuídas numa dessas promoções de fim de ano. Nós estávamos passando pelo corredor, quando um funcionário nos convidou para subirmos até os escritórios. Nada combinado. E Gustavo ficou encantado com a carteira do Mickey.

Certa vez, ele machucou-se no rinque de patinação no gelo. Precisou ser socorrido no Hospital Santa Mônica para dar alguns pontos na perna e tomar antitetânica. Um funcionário do Shopping nos acompanhou o tempo todo.

Outra história dolorida foi o que nos aconteceu no dia da inauguração da Extensão, com a abertura do L3 para as lojas. Uma placa de gesso caiu do teto sobre a cabeça da minha mãe e sobre o meu braço, enquanto apreciávamos uma grande foto na parede, que mostrava Vila Velha, vista do alto. O bombeiro de plantão acudiu e fomos levadas para o local de Pronto Atendimento. Mas felizmente foi só o susto! Um gelo e uma cadeira para repouso resolveram o problema!

Já troquei de fogão, computador, guarda-chuva, panelas, lençóis, toalhas... E agendas, cadernos, roupas, sapatos e brinquedos! Dez anos dividindo meu salário com todas as lojas do Shopping porque, simplesmente, encontro lá tudo que procuro.

Já fiz compras no Boa Praça, antes de ser Lojas Americanas. Já me encantei com a qualidade da academia de ginástica e esportes.

DSC02497[7]

Já passei incontáveis sábados inteiros por lá.

Eu e minha irmã, acompanhadas dos nossos filhos, fizemos do Shopping Praia da Costa, o quintal da nossa casa. Se fizessem um quiz sobre ele, teríamos muita chance de acertar todas as questões!

Tudo isso já seria muito...

Mas a nossa afinidade ainda viria a ser maior com a parceria DOCEDENI e a empresa Sá Cavalcante. Pouco tempo depois que este blog foi para o ar, conheci o pessoal da Assessoria de Comunicação e dali nasceu uma bela amizade. Passei a ser convidada para todos os desfiles de moda e todos os eventos da empresa, extrapolando os limites deste Shopping! Um toma lá dá cá, onde todos ganham, pois faço, com prazer, a divulgação, neste espaço, de tudo que esta grande empresa promove no estado.

DSC02896[11]

É... Entre eu e o Shopping Praia da Costa existe muita coisa para relembrar e comemorar nesses dez anos!

Estou me sentindo meio parte da família deste aniversariante. Muito feliz em poder apagar junto as dez velinhas do bolo.

Parabéns para esta grande empresa que trouxe e traz cultura e moda para o nosso município!

bolo de 10 anos.

DoceDeni & Shopping Praia da Costa

domingo, 28 de outubro de 2012

A vida sempre continua…

550067_378656388877082_758976598_n

Apesar de você, amanhã, com certeza, será outro dia!

Uma oportuna recordação história, que a gente assiste com um nó na garganta…

Que São Judas Tadeu olhe por nós!

sábado, 27 de outubro de 2012

É hoje o melhor dia para ser feliz!!!

feliz-felicidade-612x300

Véspera de eleição em alguns municípios é sinônimo de clima quente no ar. Inegável. Mas também é tempo de dar uma trégua. Pausa para meditar… Parar de criar caso à toa e de querer dar a última palavra. Melhor é deixar rolar!

Afinal, você prefere ser feliz ou ter sempre razão?

Hoje é dia de churrasco, de encontrar os amigos, de fazer faxina na casa e na alma. É dia de alegria!

Não custa nada tentar!

sábado

(Obrigada, Cristina Faro, por dar-me esta abençoada inspiração!)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A saída é a Esquerda!

virar_a_esquerda

Hoje eu só vou conversar com VOCÊ, que como eu tem ideias socialistas.

Você que acredita que o capitalismo concentra injustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade, privilegiado, desta forma, por controlar o capital.

Você que crê que a riqueza se dá, principalmente, através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece as mesmas oportunidades para todos.

Você que, como eu, acompanhou de perto dos capítulos da história do Brasil e foi testemunha de muitos acontecimentos.

collor2

Você que, como eu, tem a visão clara que diferentes ideologias políticas disputam o poder nesse país.

Você que, como eu, sabe que existe, sim, diferenças fundamentais entre as correntes partidárias.

É com você que eu quero falar!

Estamos às vésperas das eleições do segundo turno para muitas prefeituras, pelo Brasil à fora. Está na hora de decidir para quem vai o seu voto. Ainda há tempo para meu último apelo ao bom senso: não faça o país retroceder!

cara pintada

Vote nos candidatos de esquerda! Vote naqueles que são de partidos socialistas ou que estão coligados a eles. O Brasil já superou o militarismo e tudo mais que o direitismo representa. Já deu passos largos na direção da verdadeira democracia. Não é recomendável voltar atrás!

Mesmo que você não tenha muita simpatia pelo candidato que representa o socialismo, ainda assim, é melhor votar nele e continuar a caminhar pelos ideais democráticos, que objetivam participação de todos e a construção de um mundo mais justo e igualitário!

As siglas que denominam os diferentes partidos políticos são, igualmente, representantes de diferentes ideologias. Não me venha com essa falácia que hoje em dia isso não conta mais, que é o candidato o protagonista da própria história, que ele será capaz de implementar as suas convicções sozinho!! Esta fala é só mais um logro direitista para fazer você acreditar e votar nos seus candidatos!

Uma andorinha só não faz verão. Especialmente em política!

Faço um apelo ao seu bom senso.

Você que teve, um dia, a cara pintada, que foi um entusiasta nos tempos dos bancos escolares… Deixe esse espírito reformador e esperançoso tomar conta da sua vontade e dê um destino certo ao seu voto.

Fique do lado daqueles que desejam um mundo melhor! Vote nos candidatos de esquerda.

collor3

Que Deus nos abençoe!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trechos de Oswaldo Montenegro e eu tão só…

estrada

“Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...”

estrada1

“Eu hoje acordei tão só
Mais só do que eu merecia
Eu acho que será pra sempre
Mas sempre não é todo dia”

estrada2

“Eu amava
Como amava um sonhador
Sem saber porquê
E amava ter no coração
A certeza ventilada de poesia
De que o dia, amanhece não...”

morro alto

“Sem o compromisso estreito
De falar perfeito,
Coerente ou não.
Sem o verso estilizado,
O verso emocionado
Bate o pé no chão...”

Pancas

“Que as palavras que falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.”

Vôo

“Quando eu não estiver por perto
Canta aquela música que a gente ria
É tudo que eu cantaria
E quando eu for embora, você cantará”

panorâmica

“E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.”

(A Lista, Sempre não é todo dia, Intuição, Lua e Flor, Metade, Estrelas)

(Fotos de Pancas/ES)

Saudade que dói

saudade

(Por Martha Medeiros)

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.

Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos.

Doem essas saudades todas. Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

ponte-da-saudade

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pressão e “preção”

hipertensao

(Por Luiz Fernando Veríssimo)

“Eu tomo um remédio para controlar a pressão. Cada dia que vou comprar o dito cujo, o preço aumenta. Controlar a pressão é mole. Quero ver é controlar o preção. Tô sofrendo de preção alto.

O médico mandou cortar o sal. Comecei cortando o médico, já que a consulta era salgada demais.

Para piorar, acho que tô ficando meio esquizofrênico. Sério! Não sei mais o que é real. Principalmente, quando abro a carteira ou pego extrato no banco. Não tem mais um Real.

Sem falar na minha esclerose precoce. Comecei a esquecer as coisas: Sabe aquele carro? Esquece! Aquela viagem? Esquece! Tudo o que o presidente prometeu? Esquece!

Podem dizer que sou hipocondríaco, mas acho que tô igual ao meu time: nas últimas.

Bem, e o que dizer do carioca? Já nem liga mais pra bala perdida... Entra por um ouvido e sai pelo outro…”

"Não tem nada pior do que ser hipocondríaco,
num país que não tem remédio!”

terça-feira, 23 de outubro de 2012

As torradas queimadas

torradas-queimadas-300x225

(Por Chico Baena)

“Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho muito duro.

Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato.

Tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola. Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:

- Adorei a torrada queimada.

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

- Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém.

A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias! O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar. A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos.

Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.

De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo.”

palavras2
Vou procurar me lembrar dessa lição todos os dias!

"As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes
disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir."

domingo, 21 de outubro de 2012

Domingo de Sol

sol1

O Sol
(por Olavo Bilac)

“Salve, sol glorioso ! Ao teu clarão fecundo,
A natureza canta e se extasia o mundo.
Que tristeza, que dó, quando desapareces !
Vens, e a terra estragada e feia reverdeces;
Abres com o teu calor as sebes perfumadas;
Dás flores ao verdor das moitas orvalhadas;
Os ninhos aquecendo, as gargantas das aves
Dás gorjeios de amor, e harmonias suaves;
E, cintilando sobre os tufos de verdura,
Em cada ramo põe uma fruta madura.
A noite é como a morte; o dia é como a vida.
Ó Sol, quando te vais, a alma vaga perdida ...
Os pensamentos mais são os filhos da treva:
Fogem, quando a brilhar, no horizonte se eleva
O Sol, pai do trabalho, o Sol, pai da alegria ...
Salve, anúncio da Vida, e portador do Dia !”

sol2

sol3

sol5

sol7

sol8

Uma semana de Sol radiante para todos nós!

sábado, 20 de outubro de 2012

Sobre Avenida Brasil: o último capítulo! Na visão dos internautas

avenida Brasil2

O Brasil parou para assistir ao último capítulo de Avenida Brasil. Eu mesma deixei de sair com uma pessoa querida, para ficar em casa e assistir ao final da trama das vinte e uma horas.

avenida Brasil3

Valeu a pena. Me diverti muito. Não tanto por causa das duas horas da novela no ar mas, principalmente,  pela companhia dos incontáveis internautas que também acompanharam o último capítulo e deram um show de humor e criatividade, nos seus comentários, pelo Facebook e pelo Twitter!!!

avenida Brasil4

Eu e todo mundo esperávamos que o principal assunto do capítulo fosse a revelação do assassino de Max (Marcelo Novaes).

max

Mas estávamos enganados…

Carminha, logo no primeiro bloco, confessou o crime! E ficou todo mundo com cara de “ah-é?”! E logo uma sucessão de comentários invadiram o espaço web. As pessoas ainda duvidavam dessa confissão tão direta e sem a menor graça!

Até que percebemos que o grande lance no assassinato do Max não seria quem matou, mas porque matou! Pronto! Estava começando a se delinear a grande virada na personagem Carminha! Ela matou o ex-amante para salvar a vida de Nina, sua arqui-inimiga!

E depois a salvaria novamente, juntamente com Tufão, do seu próprio pai Santiago. Que bela alma! Uma verdadeira heroína!

“Quem diria, hein? Carmem Lúcia tem coração! #OiOiOiFinal” (by TT)

“Carminha atualizou o status para: "Agora fiquei doce igual a rapadura tô tirando onda no fundo da viatura". #OiOiOiFinal” (by TT)

“Carminha deveria ter pego carona em uma nave espacial igual no toma lá da cá e ter fugido pro Jambalaya. #avenidaBrasil #OioioiFinal” (by TT)

"Sempre achei você parecida comigo." Eu morria se Lucinda me dissesse isso!!! Hahahaha... #OioioiFinal” (by TT)

“Inacreditável!!! Vovó Carminha cozinhando para a família. Alguém poderia imaginar isso?” (by Facebook)

“A criança já chorou vendo Carminha. Criança sente.” #avenidaBrasil (by TT)

Mas o que de verdade estávamos assistindo era a um show de atuação e dramaturgia dessa talentosa atriz Adriana Esteves!

“Adriana Esteves: a atriz! #AvenidaBrasil” (by TT)

“Adriana Esteves consegue atuar com os olhos, da um show sem ter nenhuma fala: impossível não ser fã! #ObrigadoAdrianaEsteves #Oioioi172” (by TT)

adriana esteves

A maior surpresa, no entanto, viria com Adauto e sua chupetinha: a razão do seu trauma e que mudou o curso da sua vida…

Os internautas não perdoaram! Bombou imediatamente na web!

avenida Brasil

Todo mundo pensando que a maior revelação da novela seria quem matou Max, quando na verdade é "Adauto Chupetinha” #Oioioi” (by TT)

“Resumindo... A maior revelação foi o ADAUTO CHUPETINHA... E a melhor cena foi a Carminha pegando lixo e sendo perdoada!” #Oioioi172”  (by TT)

“O autor vacilou; Adauto tinha que brindar os telespectadores com sua ultima chupadinha...” #Oioioi172”  (by TT)

O casamento do Cadinho com suas três mulheres ficou um tanto deslocado na coerência da trama. Eu teria dado um diferente desfecho, mas enfim deve ter alguém que tenha gostado.

“Cadinho vai comprar um cachorro. Quer dizer, três cachorros." #OiOiOiFinal” (by TT)

Os casais e suas juras de amor eterno estiveram presentes, como é de praxe em todo final de novela. Nenhuma novidade.

Mas as duas grandes ausências, que todos sentimos, foram: do filho da Suellen, e da Ágatha, filha da Carminha com o Max. Simplesmente ignoraram a menina! Nem a mãe perguntou por ela, nem ninguém tocou no assunto. Coitada! Vai precisar de uma vida toda em terapias para superar!Dá logo uma chupeta para ela!

Que venha a próxima novela!

Salve Jorge! Abençoe todos nós, twitteiros e noveleiros de plantão!

salve-jorge-0

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

♫ Oi, oi, oi. Oi, oi, oi… FIM!

Avenida-Brasil-3

É hoje!

Enfim a gente vai saber quem matou o Max! E não é só isso. Vamos saber que fim terão Carminha e Santiago, Tufão e Monalisa, Jorginho e Nina, Ivana e Silas, Muricy e Leleco, Darcson e Tessália, Olenka e Adauto, Lúcio e Janaína, Suellen e seus dois maridos e todos os demais personagens de Avenida Brasil, a novela das nove, da Rede Globo.

Avenida Brasil, escrita por João Emanoel Carneiro, foi realmente uma novela eletrizante. Não faltaram assuntos para comentar. Mistérios, tragédias, emoções diversas e muita confusão ao longo de toda a trama. Difícil encontrar quem não acompanhou, pelo menos uma cena, de modo interessado.

A escolha do elenco já foi o primeiro tiro certeiro, na direção do sucesso! Gente talentosa já famosa, misturada com rostos desconhecidos. Uma aposta que deu certo. Alguém conseguia lembrar, durante a interpretação da personagem, que a Carminha era a Adriana Esteves, na vida real? E o  Darkson que era apenas o iniciante ator José Loreto? Duvido.

nina

Personagens carismáticos. Linguagem inovadora. Clima carioca suburbano retratado no fictício bairro Divino, às margens da famosa (e real) Avenida Brasil. Futebol. Músicas e danças típicas do segmento social representado. O Brasil tal como se apresenta, cotidianamente. Todo mundo se identificou. Isso tudo misturado numa história amarradinha, com ganchos fortes para segurar o telespectador no dia seguinte.

Resultado: sucesso, sem dúvida!

Aqui na internet a novela também bombou! Os internautas acompanharam, comentaram, inventaram, criaram enquetes, discutiram. A hashtag  do Twitter #OiOiOiOi era diariamente uma campeã de audiência!

Fora a ansiedade para conferir o último capítulo, fica a tristeza de saber que segunda-feira não tem mais…

E agora, eu pergunto: onde, como e com quem você assistirá o último capítulo de logo mais?

Deixo aqui algumas sugestões. Escolha a sua.

avenida 1

avenida 2

avenida 3

avenida 4

avenida 5

avenida 6

avenida 7

avenida 8

FIM