terça-feira, 12 de julho de 2011

O primeiro livro que lembro que li.

Tudo que a gente faz pela primeira vez, se foi bom, se deu prazer, nunca se esquece…

Foi assim com o primeiro livro, para valer, que eu li. Livro sem muitas figuras mas, ao contrário, com muitas páginas repletas de palavras. É assim que criança define os livros. Eu não lembro quantos anos tinha, mas era bem nova. O livro foi indicado pela escola. Provavelmente, eu estava no quarto ou quinto ano. Ele se chamava “Memórias de um cabo de vassoura” e o seu autor era Orígenes Lessa.

1212713459_f

Professora inspirada a minha. Acertou na mosca. Uma história encantadora. Me encantou pelo mundo das letras. Foi amor á primeira vista! A narrativa em primeira pessoa facilitou a identificação com a personagem. No mais foi só divertimento, aventura, sedução. Descobri que ler era maravilhoso no instante que li Orígenes Lessa.

Dele também é a autoria da obra que define a linha mestra da minha vida: “O Feijão e o Sonho”. Esta dualidade que coexiste em mim. Ora sou aquela que mantém os pés no chão, ora sou a que sonha e voa livre pela imensidão do céu imaginário!

Orígenes Lessa faria hoje aniversário: cento e oito anos. Mas já não está conosco há muito tempo, desde mil, novecentos e oitenta e seis. Deixou sua obra e, assim, imortalizou suas ideias. Mais ainda, ajudou a formar leitores e escritores por esse Brasil a fora. Aqui está uma que vos fala. Ou escreve.

OrigenesLessa

“A palavra é o meu domínio sobre o mundo.”

(Clarice Lispector)

E você? Vasculhe suas memórias. Qual foi o primeiro livro que você lembra ter lido pra valer? Conte para nós.

4 comentários:

  1. Ah, lembro-me sim do primeiro livro que li pra valer: "A metamorfose" de autoria de um de meus escritores prediletos: Franz Kafka - páginas de humor sarcástico, com construções elaboradas para satirizar e criticar sua realidade social e a sociedade da época, com a situação bizarra do personagem se transformando em um inseto monstruoso,asqueroso. Era a exteriorização de como ele se sentia, numa crítica severa e amargurada de como o ser humano, quando confrontado com o que há de pior dentro de si age da maneira mais patética e deplorável possível ... Um brinde à arte da palavra!
    Mas tem também outro que li pra valer e um dos primeiros: "A hora da estrela." - Clarice Lispector. Um enredo com início, meio e fim...Macabéa, nordestina, feia, virgem, alienada e pobre que vai pro RJ trabalhar. Seu passatempo predileto era ouvir as horas e os anúncios no rádio relógio. Na narração, o ser humano é totalmente desrespeitado e sua história se confunde com o narrador onisciente que ao mesmo tempo é o protagonista da história...Ela visita uma cartomante que lhe prevê um futuro maravilhoso. Ao sair da consulta, é atropelada e ali, maravilhada com o que ouviu da cartomante, toma consciência de si, de sua essência, do ser que há em si e morre feliz dizendo: "eu sou, eu sou!...

    ResponderExcluir
  2. Eu lí os clássicos da juventude ainda na minha tenrra infância... Poliana 1, 2... no qual o mundo era "cor de rosa" e os cheio de frases de efeito O pequeno príncipe... confesso q esse último achei muito para minha pequena cabeça.... e ainda é. O mais importante é o gosto pela leitura...

    ResponderExcluir
  3. O meu primeiro foi "A Droga da Obediência" de Pedro Bandeira. Faz a linha da série vagalume (na época), para adolescente. Depois foi "O Seminarista" de Bernardo Guimarães. Gostei de ler o primeiro, mas achei meio bobo, nunca curti livros de cunho policial, investigativo. O outro amei. Só eu na sala que gostei. Rsrsrsrsrsrsrs. O amor impossível de Eugênio e Margarida por causa do celibato dele. O final foi muito triste. Mas foi o primeiro que me encantou, eu sentia até o frio das paredes qdo o autor narrava o cenário do seminário. Cheguei a chorar lendo esse livro. E peguei gosto por ler. O último foi "A Senhora das Velas" de Walcyr Carrasco, me deu vontade de trazer o Felipe pra minha casa. Mas,enfim, leitura é isso: viajar sem sair do sofá, ou da rede, ou da cama, ou da cadeira, ou do banco da conduçâo... bjs Denise.

    ResponderExcluir
  4. O meu primeiro livro foi O Barquinho Amarelo. Me lembrava direitinho das figuras mas não lembrava direito da historia... Fiz uma busca no google e achei uma versão pra download!! Muito legal, deu saudade!!
    "Marcelo solta o barquinho.
    Marcelo solta o barquinho na água.
    Rosinha diz:
    - Que beleza! A água azul...
    O barquinho amarelo!!"

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.