domingo, 10 de julho de 2011

Bolos & Furos.

waiting_for_the_rain_by_selebant

Bolo de chocolate. Bolo de coco. Bolo de cenoura. Bolo de laranja. Bolo de fubá. Delícias, sem dúvida. Bolo deveria ser sempre muito bom. Mas quando dizemos que alguém nos deu o bolo… queremos dizer que faltou algo no nosso dia! Alguém disse que viria e nos deixou a esperar…

Dar o bolo, deixar um furo no encontro marcado, coisas imperdoáveis, a menos que haja um bom motivo! Ninguém está livre de um incidente, ou mesmo um acidente, uma situação inesperada que impeça seu comparecimento. Pode acontecer com qualquer um. Mas esses casos são exceções. Pior são as pessoas que fazem dos “bolos & furos” sua regra geral.

Conheço pessoas assim. Não têm a menor intenção de ir ao encontro marcado, mas dizem que vão, apenas para encurtarem a conversa. Assumem compromissos que jamais serão cumpridos somente para se livrarem do seu interlocutor. Adiam o problema. Depois pensam numa desculpa para ser dada. O engraçado é que elas não percebem que já cairam em descrédito. Se elas fingem que vão, os outros fingem que acreditam… Pura encenação!

Ainda prefiro as falas verdadeiras. Prefiro o “sim” quando se quer dizer sim e o “não” quando se quer dizer não. Prefiro o “vou” quando se tem a intenção de ir ou o “não vou” quando não se pode ou não se quer ir… Mais fácil, mais prático, mais real.

Pode ser que quem prefere se desculpar depois, no fundo, fuja das argumentações. Não vai por quê? Não vem por quê? Nesse caso, este caminho é realmente mais eficaz. Mas vale lembrar que tudo nessa vida tem um preço. E, no final das contas, o preço do bolo dado pode acabar saindo caro demais...

Ainda bem que Graham Bell já inventou o telefone. Melhor ainda, temos o celular, o msn, o skype… Está muito fácil mandar um bilhetinho ou fazer uma chamada avisando da impossibilidade de comparecer. Não há mesmo desculpa para isso. Melhor todo mundo se mancar. Tempos modernos não permitem mais tantos furos! Pelo menos, tantas desculpas furadas.

É de bom gosto ser gentil e cortês com as pessoas que esperam por nós!

telefonando

2 comentários:

  1. Mó plaio isso , da vontade de matar a pessoa u_u

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca falha em um compromisso se sente profundamente irritado com uma atitude dessas... Eu não perdoô um bolo, a não ser que a desculpa seja bem convincente!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.